nav-left cat-right
cat-right

As Ciências

Neste tópico vamos abordar alguns temas importantes no contexto que envolve a saúde humana! A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “o completo bem-estar bio-psico-social e não apenas a ausência de sintomas”.

Assim, a saúde é um processo complexo e dinâmico que envolve todos os aspectos da existência humana. E é neste contexto que entram as ciências, tanto no processo da cura quanto no da doença. Ao mesmo tempo que uma parte das ciências cria técnicas de investigação e métodos terapêuticos variados, outra parte cria uma quantidade imensa de produtos patológicos: dióxido de carbono, CFCS, metano, óxido de azoto, metais pesados, agrotóxicos, transgênicos, medicamentos alopáticos, ondas eletromagnéticas, Raios-X, etc.

O tema do “Aquecimeno Global” está na moda e dando muitos desdobramentos, desde propaganda política a lucros com produtos alternativos. Mas já há quem questione a parcela humana na contribuição do aumento destes gases, como veremos mais adiante.

Entretanto, os outros fatores ambientais são muito pouco estudados e divulgados, porque seu questionamento implica em uma revisão total da produção e consumo industriais e não apenas a redução na produção dos gases. Do bico da mamadeira do bebê, passando pelos fast foods dos adolescentes até a reposição hormonal dos idosos, tudo pode e deve ser revisto e questionado.

Estamos falando aqui de trilhões de dólares de lucros na produção e consumo destes produtos, mais trilhões no tratamento das doenças que os mesmos provocam. É um tema ácido e perigoso, mas que dever ser levantado…

Sempre ouço falarem: “alguém tem que fazer alguma coisa”. Eu sou alguém e estou fazendo a minha parte… Faça você também a sua: leia, examine, conclua e divulgue…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *