nav-left cat-right
cat-right

Testes para Alergias Alimentares

Testes Diagnósticos para a alergia alimentar

Segundo Gaertner e Boucinhas, um alérgeno alimentar quando pesquisado por Intradermo Reação pode dar falsas reações positivas, pois a sua via de inoculação não é a mesma e também falsas reações negativas quando o paciente está medicado com remédios para alergias. Outro problema é que são testes dispendiosos e muito dolorosos.

Intradermoreação

Intradermoreação

O RAST no sangue não é um bom método para a identificação de alérgenos alimentares, principalmente porque a maioria dos exames de sangue para as alergias alimentares são para IgE (“Alergia verdadeira”, ou “Anafilática”). Como os sintomas da alergia por IgE costumam acontecer logo após a ingestão do alimento e pode levar à reação anafilática, quase nunca é preciso fazer o teste para identificar o alimento alergênico (que nestes casos é quase sempre nozes e castanhas ou frutos do mar).

Exemplos de Exames de Rast Para Alimentos (RAST = Radio Allerg Sorbent Testing):

FX5E: RAST Alimentos. IgE múltipla para alimentos mix FX5E. FX5E é um mix dos alérgenos: F1 = Clara de ovo; F2 = Leite de vaca; F3 = Bacalhau = Gadus morhua; F4 = Trigo = Triticum sativum; F13 = Amendoim = Arachis hypogaea; F14 = Soja = Glycine Max.

FX3: RAST Farináceos. IgE múltipla para alimentos mix FX3. FX3 é um mix dos alérgenos: F4 = Trigo = Triticum sativum; F7 = Aveia = Avena sativa; F8 = Milho = Zea mays; F10 = Gergelim = Sesamum indicus; F11 = Trigo sarraceno = Fagopyrum esculentum.

FX1: RAST Sementes. IgE múltipla para alimentos mix FX1. FX1 é um mix dos alérgenos: F13 = Amendoim = Arachis hypogaea; F17 = Avelã = Corylus avellana; F18 = Castanha do Pará = Bertholletia excelsa; F20 = Amêndoa = Amygdallus communis; F36 = Coco = Cocos nucifera.

FX2: RAST Frutos do mar. IgE múltipla para alimentos mix FX2. FX2 é um mix dos alérgenos: F3 = Bacalhau = Gadus morhua; F24 = Camarão = Pandalus borealis; F37 = Mexilhão azul = Mytilus edulis; F40 = Atum = Thunnus albacares; F41 = Salmão = Salmo salar.

Já o RAST para alergia por IgG não é realizado no Brasil, existindo alguns laboratórios estrangeiros que fazem bons exames, inclusive para até 90 alimentos, como é o caso do laboratório americano Great Plains:

IgG Food Allergy Test: Alergia completa a alimentos (IgG – 93 alimentos): Amêndoa, maçã, abacate, banana, cevada, manjericão, folha de louro, feijão verde, feijão, lima, feijão, pinto,, carne de boi, espécie de mirtilo, farelo de trigo, brócolos, repolho, melão cantalupo, cenoura, castanha-de-cajú, couve-flor, aipo, queijo cheddar, queijo cabana, queijo suíço, galinha, canela, molusco, cacau, bacalhau, café, noz de cola, milho, caranguejo, pepino, endro, clara do ovo, alho, gengibre, glúten, uva, toronja (grapefruit), haddock, mel, limão, alface iceberg, alface-orelha-de-mula, lagosta, malte, leite, vaca, cogumelos, mostarda, nutra doce TM, aveias, azeitona verde, cebola, laranja, orégano, ervilha, amendoim, pimenta-do-reino, pimenta, pimenta-malagueta, pimentão, abacaxi, porco, batata-doce, batatinha, arroz integral, farinha de centeio, salmão, pentéola (tipo ostra, conhecido no Brasil como vieira), gergelim, camarão, soja, feijão-soja, espinafre, broto, feijão de mungi, abobrinha, morango, açúcar, cana-de-açúcar, girassol, peixe espada, chá preto, tabaco, Peixe truta, tomate, atum, peru, noz, trigo, levedura, fermento, a levedura de cerveja, iogurte. [1]

Como já relatado anteriormente, estas alergias por IgG se manifestam em um tempo não inferior a 1 dia após a ingestão, geralmente 2 a 3 dias, podendo chegar até 4 dias após a ingestão.

Já o FICA (Food Imune Complex Assay), dosa a presença de anticorpos no sangue e é fidedigno, porem é muito caro.

Para Gaertner e Boucinhas o melhor método é o VEGATEST que dosa os alérgenos por bioressonância eletromagnética. Este aparelho mede a presença dos alérgenos alimentares através da interação entre os alimentos alergênicos e os não alergênicos à passagem de uma corrente elétrica de amperagem e voltagem pré conhecidas e aplicada sobre um ponto de acupuntura (TING – polpa do polegar). O teste é prático e de um modo rápido podemos testar mais de 130 alérgenos no próprio consultório. O VEGATEST do modo que ensinam Gaerthener e Boucinhas se correlaciona estatisticamente com o RAST no sangue.

Através do Vegatest podem ser detectadas:

  • Infestações parasitológicas que na maioria das vezes não aparecem no exame de fezes tradicional e que merecem ser eliminados por medicamentos específicos e na dose adequada;
  • Alergias ambientais, como ácaros, mofo, tintas, etc…
  • Alergias a alimentos (glúten, leite, camarão, etc.), corantes e aditivos químicos, responsáveis por boa parte dos distúrbios gastrointestinais e outros sintomas.
  • Intoxicação por metais pesados (Chumbo, Mercúrio, Níquel, etc.), responsáveis por graves doenças degenerativas (Câncer, Alzheimer, Alergias, Doenças Auto-imunes, etc.).
  • Deficiência de vitaminas e sais minerais (Cálcio, Ferro, Vitamina C, etc.).
  • Condições vitais dos órgãos e vísceras, além da presença de tumores e metástases.

Eu já trabalho com o Vegatest há alguns anos e tenho visto grandes resultados com uma avaliação assim tão ampla e aprofundada.

Aparelho Vegates

Aparelho Vegatest

[1] [http://www.greatplainslaboratory.com/home/eng/food_allergy_igg.asp]

168 Responses to “Testes para Alergias Alimentares”

  1. Diandria Catem disse:

    Olá, Dr. Paulo.
    Minha tia fez o exame do Vegatest em Brasília. Sou muito alérgica e queria fazê-lo também. Já procurei bastante pela internet quem faz o vegatest aqui no Rio de Janeiro, mas foi uma busca infrutífera… Solicito que me informe, por favor, algum profissional que faça o teste aqui no Rio.

    Obrigada pela atenção,
    Diandria Catem

  2. Elena Loss disse:

    Por favor Dr. Paulo em Curitiba poderei fazer o teste, vc conhece algum profissional daqui? E o teste Rast para alimentos IGE então não é confiável?

  3. Ana Paula disse:

    Dr. Paulo, o senhor conhece algum profissional que realiza esse exame Vegatest nas cidades de Londrina-PR ou Maringá-PR ou em outra cidade do Paraná ?
    Obrigada!

    • drpaulomaciel disse:

      Não conheço quem esteja fazendo o Vegatest em Londrina ou Maringá. Eu faço aqui em Curitiba e atendo pacientes de Maringá há já alguns anos. Abs.

    • Olá, Ana Paula. Li que vc procura um profissional em Maringá, que faça esse tipo de exame, com o VEGATEST.
      Pode então, procurar esta clínica, que já realiza todos os exames com esse aparelho, há cerca de 12 anos.

      SPASSO URBANO – DAY SPA E CLÍNICA ORTOMOLECULAR
      Fone: 44 – 3028-0023

  4. Emanuela disse:

    Prezado Dr. Paulo
    Sofro constantemente de problemas gastro intestinais, prisão de ventre fora do normal, digestão deficiente, chego a ter crises de vômito fortes, irritabilidade, sensação de demora para processar certos alimentos e sinto que isso muda quando minha alimentação é alterada. Já fiz diversos exames para verificar a atividade intestinal, e nada. Tenho certeza que meus problemas estão relacionados a intolerância alimentar.
    Não encontro de forma alguma onde posso realizar este exame em So Paulo ou em outro local do Brasil.
    Poderia me indicar um local em São Paulo que possa me ajudar, mesmo de forma alternativa ao exame IGE?
    Grata;
    Atenciosamente.

  5. PRISCILA disse:

    POR FAVOR, ONDE POSSO FAZER ESSE TESTE EM SO?
    PRI_GRIVOL@YAHOO.COM.BR

  6. PRISCILA disse:

    ONDE POSSO FAZER O VEGATEST EM SP-CAMPINAS?

  7. Marcia disse:

    Preciso de um endereço para o teste dm porto alegre obrigada

  8. Carmen A Brasil disse:

    Olá , gostaría que me indicasse onde fazer o teste em Porto Alegre, RS.
    Obrigada
    Carmen

  9. Carmen A Brasil disse:

    Olá, gostaría que me indicasse onde fazer o teste em Porto Alegre, RS
    Obrigada
    Carmen

  10. Cândida Santos disse:

    Olá, meu filho começou a apresentar intolerância ao leite de vaca assim que iniciou aleitamento misto aos seis meses. Há oito dias descobri que tem intolerância ao gluten o que tornou nossa vida bastante complicada em relação a sua alimentação. O que mais nos incomoda é a urticaria constante que ele apresenta desde então nos levando a várias noites de sono. Aqui em Recife existe algum medico que utilize o vegateste. Atualmente ele esta com três anos.

    • drpaulomaciel disse:

      Infelizmente não conheço nenhum médico de Recife que aplique o Vegatest. De qualquer forma, aplicar o Vegatest em uma criança de 3 anos é bem difícil porque é um exame demorado e crianças nesta idade geralmente não tem aceitação do mesmo. Uma saída é fazer os exames nos EUA, um deles detecta 93 alimentos para IgG: [http://www.examesdelaboratorios.com.br/exame-de-alergias-alimentares-igg.html]. Veja se tem algum médico perto do seu estado que faça estes exames. Eles estão listados no site de tratamento de autismo [http://www.medicos.autismoinfantil.com.br/], mas podem atender outros casos, sem problemas. Abs.

  11. Rosamaura disse:

    Boa noite, sou terapeuta e me interesso muito pelo equipamento de vegateste poderia me informar onde comprar e onde realizar o curso, desde ja agradeço
    Rosamaura

  12. emilce araujo disse:

    Gostaria de um endereço de um médico que faça o Vega-teste, teste de bioressonancia na cidade de S.Paulo, pois moro em Santos.
    Meu irmão fez esse teste em Brasilia,onde mora e está melhorando muito de vários problemas de sáude.
    Aguardo resposta.
    Muito grata
    Emilce

  13. araujo disse:

    Endereço de teste vegatest, bioressonancia em S.paulo, capital.
    Obrigado.
    Antonio

  14. Sandro Schmidt disse:

    Olá Doutor, Moramos em Lapa Pr, e meu pai está com 65 anos e de algumas semanas para cá ele está com muito coceira pelo corpo, que tende aumentar quando ele está com calor, ja procuramos varios medicos e não fazem testes enquanto as feridas nao cicatrizarem, estamos preocupados pois algumas vezes ele tem espasmos e uma madrugada chegou a desmaiar, ja tomou varios antialergicos, parece que vai melhorar mas logo recai, gostaria de saber se em sua clinica será possivel iniciar um tratamento e descobrir que tipo de alergia ele tem, sé é por alimentos ,produtos quimicos, ou sei lá algum tipo de planta, pois como ele mora em uma sitio a muitas plantas inclusive o tal de bugreiro, cujo tem sido a principal suspeita. desde ja agradeço se for respondido

  15. flavia disse:

    Existe alguem que faz o vegatest no Espirito santo? E para criancas o teste e valido?

    Obrigada,

    Flavia

    • drpaulomaciel disse:

      Não conheço quem faça o Vegatest no Espirito Santo. É possível fazer o teste em crianças que tenham idade suficiente para se submeterem ao mesmo, ou seja, que aceitem ficar sentadas sozinhas na cadeira durante o teste.

  16. Luciana disse:

    Dr. Paulo,
    Minha filha tem 1 ano e 3 meses. Ela poderia passar pelo Vegatest ou algum outro teste para diagnóstico de alergias?
    Obrigada,
    Luciana.

  17. José Carlos Colucci disse:

    Por favor poderia informar seu endereço para uma consulta? Não consegui localizar no site nem no google. Agradecido. José Carlos

  18. Gislaine Maximowski disse:

    Olá Dr. Paulo, tenho uma filha de 1 ano e 02 meses. Descobri que ela é alérgica à proteina do leite de vaca com 05 meses com exame de sangue, mediada por IgE, mas não é só ao leite de vaca, à carne bovina, e à varias frutas, banana, abacate, goiaba, melão, melancia. Tenho uma dificuldade imensa em alimentá-la, e ela tem reação anafilática, a ultima crise que ela teve foi pela castanha do Pará, não precisou ingerí-la, somente de contato, fomos correndo para o Pronto Socorro e foi preciso aplicar “adrenalina” nela. Ela é muito sensível. Gostaria de saber se tem algum exame que ela possa se submeter para saber se realmente ela é alérgica ainda à esses alimentos. Como e onde podemos fazer? Aqui onde moro, os médicos tem dificuldade em atendê-la, principalmente nas crises, desconhecem um caso tão sério igual ao dela. E em relação a vacinas, ou qualquer coisa que possamos fazer pra melhorar a qualidade de vida dela? Moro no Paraná – Guarapuava

  19. drpaulomaciel disse:

    Meu endereço é: Rua Padre Anchieta, 820. Merces, Curitiba. Fone: 41-3336-5022. Abs.

  20. danilo disse:

    colega tenho uma galvanoplastia, e tenho problema com funcionarios que entram trabalhar e depois de 2 a 3 meses começam a ter alergia provavelmente por niquel ou cromo. existe algum teste que eu possa fazer em laboratorio em possa constatar esta alergia?

    abraço

    Danilo

    • drpaulomaciel disse:

      Danilo:
      Para identificar em laboratório a quais elementos uma pessoa é alérgica existem essencialmente dois tipos de teste, o PRICK teste e o RAST. No primeiro uma gota de solução contendo cada alérgeno é colocada na pele, depois pica-se a pele com uma pequena agulha e marca-se a posição de cada alérgeno com uma caneta. Se houver reação forma-se uma pápula que é medida para comparar com o controlo. O RAST consiste na medição no sangue da IgE específica para os determinados alérgenos.
      Mas pode-se adiantar que as alergias a que você se refere são mais provavelmente causadas pelo Níquel, que é considerado um metal “pesado”, não-biológico, ou tóxico e cujos sinais e sintomas clínicos costumam ser: 1) Inibição enzimática (inibe a ação da fosfatase ácida); 2) Câncer de pele (epitelioma) e de pulmão; 3) Alergias, principalmente de pele (brincos niquelados e moedas); 4) Asma brônquica; 5) Inibição de enzimas respiratórias do ciclo de Krebs; 6) Predisposição para infarto de miocárdio, contribuindo para a sua instalação; 7) Mutações de DNA e suas conseqüências carcinogênicas e genéticas; 8 ) Síndromes presentes na quase totalidade das intoxicações por níquel: a) Fadiga crônica; b) Síndrome alérgica; c) Depressão d) Tensão e dor no músculo trapézio.
      Já o Cromo, em princípio, é considerado um elemento essencial para os animais e o homem (em seu estado de oxidação +3). Um aporte insuficiente de cromo faz aparecer sinais e sintomas semelhantes aos da diabete e das doenças cardiovasculares. Parece participar do metabolismo dos lipídios e dos hidratos de carbono , assim como em outras funções biológicas. O cromo tem provavelmente um papel de ativador das enzimas e na estabilização das proteínas e ácidos nuclêicos (papel na espermatogênese, ou seja, fabricação do esperma). Mas sua principal atuação é de potencializar o papel da insulina,não unicamente no metabolismo dos açúcares, mas também no das proteínas e das gorduras. Sua carência nos seres humanos pode causar ansiedade, fadiga e problemas de crescimento. Em contraposição, seu excesso (em nível de nutriente) pode causar dermatites, úlcera, problemas renais e hepáticos. Por outro lado, os compostos de cromo no estado de oxidação +6 são muito oxidantes e são cancerígenos.

  21. Leny Bonamin disse:

    Dr. Paulo, gostaria de saber qual o valor do vegatest. Moro em SP e tenho interesse em faze-lo. grata,

  22. DELIA disse:

    Olá Dr. Paulo,
    O Vegateste é o mesmo Yorktest? Gostaria que o senhor me informasse onde posso fazer um dos dois ou os dois em Brasilia.

    Obrigada,

    Délia

    • drpaulomaciel disse:

      Não são o mesmo tipo de exame, Delia! O Vegatest é feito medindo-se a resistência da pele com um amperímetro em comparação com os alimentos a serem testados; é um aparelho eletrônico. Já o Yorktest é um exame baseado na análise duma pequena amostra de sangue que é testada relativamente a um conjunto de 113 alimentos que geralmente fazem parte da dieta alimentar.
      Em BSB pocure pelo Dr. EDISON SARAIVA NEVES
      Endereço: SHLNBLOCO J ED MULTICLINICA, S/N – SLS 305 306 E 307
      Bairro: ASA NORTE Cidade: BRASILIA Estado: DF CEP: 70770-550
      CLÍNICA DE ECOLOGIA MÉDICA 3000 (61) 3274-8661
      Dr. Edison Saraiva Neves CRM 4976/DF. Homeopatia ortomolecular e nutrologia.
      Se ele não estiver fazendo, vai saber indicar alguém na cidade.

  23. Flavia disse:

    Gostaria de saber onde realizar o Vegatest em Brasília-DF?
    Grata.

  24. Franciele Xavier disse:

    Oi,
    Eu tenho uma amiga que precisa fazer esse exame para saber alergia do que ela tem, mas eu não consigo o endereço da clinica, é possível estarem em passando o endereço.
    Sou de Maringá-Pr
    Obrigado desde já.!

  25. David Cobb disse:

    I agree with the post above and I will find more information from google.

  26. lucia disse:

    Dr. Paulo, você conhece algum profissional que realiza esse exame Vegatest na cidade de Cuiaba MT. E minha filha que te que faz estes exams ela e Estudante de medicina e precisa fazer ela e alérgica a tudo por favor
    Obrigada!

  27. home health disse:

    Great site. A lot of useful information here. I’m sending it to some friends!

  28. Aline disse:

    olá. uma vez fiz o exame com o vegatest e a maquina ficou ‘doidinha’. a agulha do medidor pulava de um lado para outro com alguns itens e com outros nem saia do lugar. um item que o médico me mostrou era o amendoim e realmente eu tinha alergia de amendoin. mas o medico achou que era problema na maquina e nao deu resultado. poderia me dar mais informaçoes sobre alergia de amendoin?

    • drpaulomaciel disse:

      Aline: Existem 2 condições onde o exame do Vegatest pode ficar prejudicado: 1. Quando a pessoa tem uma hiperfunção do Sistema Nervoso Autônomo, em particular, do Sistema Simpático, o que causa uma hiper-sensibilidade do aparelho; neste caso o operador deve reduzir o Vegatest de “High Sense” para “Normal Sense”, tornando a leitura mais fácil e estável. 2. Quando o paciente apresenta um sintoma chamado de “Assincronia dos Hemisférios”, ou seja, uma hiperatividade de um dos hemisférios cerebrais, o que causa uma intensa flutuação do valor padrão do teste (usualmente o valor de 80); nestes casos o paciente tem que ser tratato por uma fórmula ortomolecular desenvolvida pelo Dr. Gaertner por 30 dias e depois reavaliada, pois o tratamento estabiliza esta flutuação. Abs.

  29. Debora disse:

    Ola! sabia que quando criança era muito alergica a leite, tomate, AS, porem nunca havia tido nenhuma reação alergica como nos ultimos 4 meses. Porém descobri a pouco tempo que sou alergica a alguns medicamentos como o Dipirona, Azitromicina, Amoxilina, Tartrazina e de alguns alimentos como chá mate. Quero saber que profissioanal devo procurar para fazer o teste da alergia pois terei que fazer um transplante e estou preocupada.
    Obrigado aguardo resposta no meu e-mail.

  30. vanilton disse:

    Gostaria de saber se uma pessoa que tem sintomas de resfriado ou gripe frequentemente, inchaço na garganta, peso na cabeça,mudança repentina de humor e pensamento lento falta de ar e tontura tem algum tipo de alergia com sintomas assim?

    • drpaulomaciel disse:

      Vanilton:
      Com certeza, uma das possibilidades é a alergia alimentar! Veja a lista de sintomas possíveis da alergia ao leite de vaca:
      Sistema Gastrointestinal:
      Cólica
      Vômito
      Diarréia
      Sangue nas fezes
      Constipação
      Gases
      Colite, Náusea
      Sistema Respiratório:
      Nariz escorrendo, Espirros, Tosse, Congestão,
      Asma, Bronquite
      Coceira no nariz
      Sintomas de gripe
      Respiração difícil
      Olhos:
      Olhos lacrimejantes
      Olhos vermelhos
      Círculos escuros
      Coceira
      Conjuntivite
      Sistema Nervoso Central:
      Irritabilidade
      Perda de sono
      Tontura prolongada
      Dor de cabeça
      Cansaço
      Pele:
      Eczema
      Dermatite
      Urticária
      Vermelhidão
      Coceira
      Inchamento dos lábios, boca, língua e garganta
      Outros sintomas:
      Infecção no ouvido
      Perda de peso
      Suor em excesso
      Baixo rendimento escolar
      Dificuldade de convivência
      Depressão
      Choque anafilático

      • Teresinha disse:

        Dr. Paulo,

        Tenho muito dos sintomas acima, principalmente com medicamentos que evito o máximo que posso, e que acaba tornado qualquer tentativa de tratamento enviável, também percebo que mesmo sem usar nenhum medicamento meus lábios e olhos estão sempre inchados, isso deve ser problema com alguns alimentos, porém todos os alergologistas que consultei pediram o dito rast alimentar e nunca acusa nada e aí eles são categóricos, você não tem alergia! Também é a mesma afirmação que recebo quando questiono medicamentos e produtos químicos fortes como tinta solventes, perfumes, prod.de limpeza, etc., o problema é: não se faz teste de produtos químicos com sangue, como um alergista pode afirmar que não sou alérgica se não existe esse tipo de teste? Eles também nunca aceitaram aquele teste dermatólogico, com adesivos nas costas, pra eles esse teste é só pra problemas na pele e não é isso exatamente que acontece.
        O que o sr. sugere Dr. Paulo? Minha alimentação já é baseada em produtos naturais, boa parte orgânicos.

        • drpaulomaciel disse:

          Oi, Teresinha!
          Lembre-se que os exames de sangue normalmente são feitos apenas para IgE e a maioria das alergias alimentares são por IgG. Existe um exame bem completo de um laboratório do RJ que faz o exame para IgG para 90 e 221 alimentos. Converse com eles: http://www.richet.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home.
          Outra opção é o Vegatest, mas para substâncias químicas você precisa levar amostras do que você desconfia. Existe uma alergia relativamente comum que poucas pessoas prestam atenção: batom, esmalte e látex.
          Abs.

  31. Léia disse:

    Dr , tenho dificuldades na digestão dos alimtos, e fiquei um pouco assustada pq esses dias acordei péla madrugada com ancia e vomitei a alimentação de 3 dias passados, ao envéz de vomitar a ultima refeição. será algum tipo de alergia? as veses fico com a barriga tão grande que pareço estar gravida, e o intestino é irregular, descobri a 1 semana que tenho esofagite e hernia de hiato, iniciei um tratamento com leprazol, será que tenho alguma alergia? Abs

    • drpaulomaciel disse:

      Oi, Léia!
      Os seus sintomas provavelmente são de alergia alimentar mesmo. Você pode fazer duas coisas: 1. Retirar o alimento que você considera mais suspeito (e geralmente é aquele que mais gostamos) e ver se os seus sintomas melhoram, ou 2. Fazer um teste de alergia alimentar para confirmar seu quadro, ok? Abs

  32. Anderson Bartoque disse:

    Boa tarde Dr. Paulo sabe me informar se os planos de saúde(bradesco saúde) cobrem estes exames de alergia alimentar feito lá fora o rast IgG e o Food Imune Complex Assay.
    Existe a possibilidade de a uma criança passar a ser alérgico ao um alimento que ela não era ?

    • drpaulomaciel disse:

      Anderson:
      Pela lei os convênios são obrigados a pagar todos os exames, desde que cubram as doenças correlacionadas. Mas eu não tenho experiência com convênios porque nunca trabalhei com eles. Muitas vezes eles se negam a pagar e o paciente tem que recorrer judicialmente.
      Em relação às alergias, qualquer pessoa com predisposição genética pode se tornar alérgica a qualquer substância, em qualquer idade. Basta para isso acontecer que uma determinada proteína entre na corrente sangüínea e seja reconhecida como “corpo estranho” pelo sistema imunológico. A partir daí ele “memoriza” a estrutura protéica e dá uma grande descarga de histamina ao entrar em contato com ela, causando a reação alérgica.

  33. silvana silva nunes disse:

    D.Paulo gostei da materia sobre teste alimentares e gostaria de saber mais sobre intolerâcia a leite de vaca pois meu marido e minha filha tem essa doença

  34. Tulio disse:

    D.Paulo. Recentemente entrei numa crise alergica, acredito que tenha sido por conta de um condimento (pimenta do reino) que ingeri (30min depois eu ja apresentava sintomas). Eu nunca tive nenhum tipo de reação a nada, porem desta vez fiquei to empolado cheio de urticaria. Fui ao Pronto Socorro, tomei FERNEGAN e depois soro, rapidamente os vergões sumiram, porem no dia seguinte eles voltaram e hj (3º dia) ainda estou empolado. Minha duvida é, qnt tempo demora para essas urticarias sumirem de vez.

    • drpaulomaciel disse:

      Tulio:

      As alergias alimentares podem dar sintomas até 4 dias após a ingestão do alimento reativo. Mas como a reação alérgica acontece pelo contato do alimento com a parede intestinal, isto também depende do ritmo intestinal de cada pessoa. Por exemplo, se uma pessoa tem intestino preso e evacua a cada 2 a 3 dias, provavelmente ela ficará em contato com o alimento por ± 1 semana.
      Abs.

  35. Juliana F disse:

    DR. Paulo

    O Exame Vegatest ajuda para diagnostico de intolerancia alimentar a conservantes ou outros produtos industrializados?

    Obrigada

    • drpaulomaciel disse:

      Juliana F: O Vegatest é um dos instrumentos mais úteis para o diagnóstico tanto de alergia a IgE e IgG quanto de intolerância alimentar, ok? O único problema do teste é que são necessários amostras de todos os produtos suspeitos e só na indústria alimentícia já existem mais de 3.000 aditivos alimentares. No caso de uma suspeita específica, se faz necessário o paciente levar ao examinador uma amostra do produto.
      Abs.

  36. thadia disse:

    Qual a diferença do RAST para o Painel Alérgico? Meu médico solicitou o exame com o nome de “Painel alérgico” e estou tendo dificuldades de encontrar laboratórios que o façam.

  37. Ana disse:

    Dr Paulo, há quase dois anos passo por um processo de alergia na qual não obtive diagnóstico conclusivo. Não conseguimos descobrir o alérgeno( ou alérgenos) responsável pela urticária. Tomo antialérgico todos os dias para suportar. Penso que pode ser alimentar. Retiro certos alimentos, mas ela continua. Está muito difícil. Vi que o senhor realiza alguns testes, e que também há alguns somente nos USA. Gostaria de saber se há algum laborátório no Brasil que faz o envio para estes testes nos USA. E gostaria de fazer todos os testes possíveis no Brasil também.
    Desde já agradeço.
    Ana

  38. Claudia disse:

    Como faço para marcar uma consulta com o Dr. e se há a possibilidade de realizar o vegatest na mesma oportunidade, visto que não moro na Capital. Abraços!

  39. Marcos L disse:

    Olá, onde posso fazer o vegatest na região Centro Oeste, Goiânia de preferência. Muito Obrigado.

  40. Rita disse:

    Boa tarde Dr. Paulo,
    Parabéns pela sua iniciativa em esclarecer tantas dúvidas. No meu caso, a aproximadamente 6 meses, venho desenvolvendo um quadro de urticária e dores no abdômem e esôfago. Já fui a vários médicos (alergologista, infectologista, gastro e reumatologista) nenhum deles me disse o que eu tenho… A única coisa que eu descobri é que quando tomo alegra 180 mg as alergias e as dores no estômago e esôfago passam imediatamente e assim permanecem por 48hs, até que eu tenha que tomar novamente o anti alérgico. Tenho muita esperança que o Senhor possa me ajudar. O exame do vegatest é indicado para o meu caso? Obrigada.

  41. Cristiane disse:

    Dr. Paulo, ano passado em outubro fiz o exame com Vegatest aqui em P. Prudente, o teste acusou alergia alimentar a: leite e derivados, clara de ovo, amendoim, castanhas, fiz uma dieta por tres meses sem estes alimentos, porem a minha alergia nao desapareceu, entao voltei a come-los e agora especialmente esta semana voltou com tudo, a alergia que tenho é só no rosto (fica vermelho com erupcoes, parece que tenho febre no rosto, se deu alergia a estes alimentos e fiz a dieta corretamente porque nao sarei? Se puder me ajudar!
    Desde ja muito obrigado!

    • Cristiane:
      A dieta tem que se manter por no mínimo 6 meses a 1 ano para haver redução dos sintomas.
      No caso do leite de vaca, camarão e castanhas pode ser de 5 a 10 anos!
      Por isso aquelas vacinas tipo febre amarela e tétano precisam ser renovadas a cada 10 anos: porque elas perdem a eficiência, já que os leucócitos apagam a memória com um longo tempo sem contato.
      Abs.

  42. fernanda disse:

    ola doutor minha mãe é alergica a varios tipos de alimentos, a poeira dentre outros e agora apresentou alergia tambem a remedios todos os tipos de antibioticos, e ela precisa fazer um exame para confirmar quais são realmente os remédios que ela é alergica, pois precisa faezer uma cirurgia no ombro, gostaria de saber onde ela pode fazer esse exame e mais informações sobre o caso dela, ja que aqui em alta floreta mt onde moramos todos os médicos desconhecem o seu caso. por favor me ajude.

  43. andreia disse:

    dr. o vegatest detecta alergenos respiratorios como perfumes e outros quimicos inalantes (multipla sensibilidade quimica)

  44. andreia disse:

    DR.alergias alimentares podem provocar multipla sensibilidade quimica?No consultorio indicado pelo senhor em niteroi é feito o tratamento para essa doença?É realizado lá o vegatest?

  45. ana disse:

    Olá dr.Paulo, meu nome é ana paula, tenho 52 anos, há 3 anos não consigo tomar água nomal, só consigo tomar água de côco, quando tento tomar água sinto um desconforto muito grande como se tivesse comido sabão, além disso não consigo comer quase nada a única coisa que consigo comer é arroz branco com banana cozida, se tento comer outra coisa tenho enxaquecas terríveis e fortes dores de estomago, j´s fui em vários médicos a única coisa q dá e esofagite, refluxo e varizes no intestino, já tomei vários medicamentos mais nd resolve, também tenho alergia aos remédios que tomo a maioria me dá coceira e começa a ferir, por favor me de uma luz não sei mais oq fazer ja são 3 anos de sofrimento queria muito voltar a beber água e comer como antes.

    • Ana, sua história pode indicar múltiplas alergias, inclusive alergias cruzadas.
      A questão com a água não é por alergia, pois o que provoca alergia são as proteínas dos produtos e alimentos. De alguma forma, você encontrou o que se chama de “dieta hipoalergênica”, mas você precisa fazer um tratamento mais adequado com um diagnóstico sobre o que está acontecendo com você, ok? Você pode iniciar fazendo exames de alergias alimentares por este laboratório: http://www.richet.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home, ou procurar um médico que trabalhe com o Vegatest para esta análise.
      Já as intolerâncias alimentares são dificuldades digestivas por falta de enzimas ou outros mecanismos digestivos.
      Abs.

  46. solange freitas disse:

    dr. tenho um filho q ue tem este problema de alergia alimentar fiz o exame aquele cutaneo que pica na pele e coloca as gotinhas, gostaria de saber se estes exame é de confiança? achei muito esquisito o médico dectetar daquele jeito ……..

    • Solange:
      O exame de pele só serve para alergias do tipo IgE, “anafiláticas”, ou “verdadeiras”.
      Ele pode dar resultados tanto falso-positivo quanto falso-negativo, mas um médico experiente poderá esclarecer isto a você.
      As alergias alimentares por IgG não vão aparecer neste exame, ok?
      Abs.

  47. Fernanda disse:

    Gostaria de saber onde posso fazer esse exame em Brasília.
    Obrigada

    • Fernanda, desconheço laboratórios em Brasília que façam o exame.
      Entre em contato com o Dr. Edison Saraiva Neves – Clinica de Ecologia Medica
      SHLN BL J Salas 305 A 307 e 105 A 106, S/N – Ed Multicilinicas
      Asa Norte – Brasília/DF. CEP: 70770-500
      Telefone(s): 61-3274-8661
      Abs.

  48. jurema da costa amaro disse:

    Sou Nutricionista, adquiri recentemente o Vegatest, mas precioso com urgencia de uma indicação de curso, pois moro no RIO de JANEIRO. Aguardo retorno , por favor

  49. patrícia alves disse:

    Dr. meu filho tem 10 meses e começou a apresentar sintomas de alergia a algumas semanas… ainda não conseguimos identificar as causas de tal processo alergico. Gostaria que me mostrasse um caminho para ajuda-lo, já que ele apresenta sintomas tipicos e que me preocupam bastante como: sono interrompido, cabeça quente e vermelha, coriza, entupimento e muco excessivo, lacrimejamento, 2 infecções auditivas, crises de tosses, vomitos, gases, dermatites de pele, nervosismo. Moramos em Brasília onde o clima esta muito quente e umidade do ar muito baixa, será que isso contribuiria tbm? por favor me instrua no que fazer para ajudar meu bebe.

    • Patrícia:
      Procure por este médico que é um excelente profissional e vai auxiliar a resolver o seu problema:

      Edison Saraiva Neves – Clinica de Ecologia Medica
      SHLN BL J Salas 305 A 307 e 105 A 106, S/N – Ed Multicilinicas
      Asa Norte – Brasília/DF. CEP: 70770-500
      Telefone(s): 61-3274-8661

      Abs.

  50. monica disse:

    Tenho um filho de 06 anos,ele tem rinite,hj pela 1ª vez levei-o para fazer exame de sangue solicitados pela pediatra para detectar possíveis alergias, gostaria de saber se o exame de sangue é eficaz ou há necessidade de fazer outro tipo de exame.

    • Monica:
      Para a rinite, os chamados exames de RAST são suficientes para definir as causas das alergias. Exemplos: gx2 (Grama rasteira, azevém, capim rabo de gato, capim de junho, capim Johnson, capim Bahia, capim Massambará e grama Batatais), ex1 (Descamação de pele de gato, de cavalo, de vaca e de cão) e hx2 (Pó caseiro, barata e ácaros – D. pteronyssinuse D. farinae). – Este teste é utilizado para identificar o alérgeno responsável pelas manifestações alérgicas de um indivíduo. Dependendo dos sintomas e do quadro relatado pela pessoa, pode ser realizada a pesquisa de anticorpos IgE específicos contra diferentes painéis de alérgenos mais comuns, quando não houver uma suspeita do provável agente alergênico, ou contra alérgenos específicos isolados, quando existir forte suspeita de alguma substância causadora do quadro alérgico. Os níveis séricos de IgE são expressos em UI e classificados em classes, estando associados à intensidade das manifestações clínicas. – Um teste de RAST em níveis normais, na presença de IgE total elevada, pode indicar que as manifestações alérgicas decorrem de outro alérgeno ou, então, que o resultado não está associado a quadro alérgico, mas, sim, a outras condições clínicas, como doenças parasitárias, nefrite intersticial por fármacos, síndrome hiper-IgE, aspergilose broncopulmonar e doença enxerto versus hospedeiro, entre outras. Por outro lado, é possível que níveis discretos ou moderadamente elevados de anticorpos IgE específicos sejam compatíveis com IgE total dentro da faixa da normalidade.
      Abs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *