Quem sou eu

Formação Acadêmica em Medicina: Universidade Federal do Paraná – 1989.

Cursos de Extensão Profissional:

. Hipnose Clínica – Federação Sul Brasileira de Hipnose

. Acupuntura Constitucional e Auriculoacupuntura no CEATA

. Homeopatia pela Associação Médica Homeopática do Paraná

. Terapia de Renascimento com Dwani

. Desenvolvimento de Dinâmicas Bioenergéticas – Instituto Reich/PR

. Polaridade Sinergética de Carlos C. Silva

. Medicina Biológica e Ortomolecular

. Medicina Integrada com Dr. Roberto Cesar Leite

. Nova Medicina Germânica do Dr. Reek Hamer

Qualificação: Apto para criar, elaborar e ministrar cursos, palestras, aulas e workshops pertinentes às areas acima relacionadas, bem como atuar nestas áreas terapêuticas. Capacitado para desenvolver pesquisas e publicações nestas áreas, tanto no paradigma Newtoniano-Cartesiano, como nos mais recentes paradigmas da saúde humana (Holismo, Medicinas Complementares, Medicina Quântica, etc), bem como dirigir e estimular grupos de estudos e experimentações nestas áreas.

Experiência Profissional:

. Prática clínica em algumas das técnicas terapêuticas citadas acima.

. Publicação do livro “A (R)evolução da Medicina”, versando sobre questões éticas e legais da Medicina Alopática e das chamadas “Medicinas Alternativas” (2001).

. Desenvolvimento diagnóstico com o aparelho Vegatest http://vegatest.com.br/.

. Pesquisa radiônica com o aparelho Quantec alemão – http://www.my-quantec.cl/po/index.php.

Endereço Comercial: Rua Barão de Antonina, 273. Bairro: São Francisco, Curitiba, PR. CEP: 80.530-050.   

Fones: (41) 98890-2784 e 3336-5022.

Local de trabalhoAndroclin – Fone: (41) 3223-7795. 

Enfim, médico, escritor e cientista. E acima de tudo isso sou, principalmente, um ser humano com características arquetípicas aquarianas:

“O aquariano é o exemplo de cidadão do mundo, um porta-voz nato do lema “igualdade, liberdade, fraternidade”. De fato, o aquariano sempre foi um cidadão do cosmos, muitos anos-luz adiante do seu tempo, ou, no mínimo, em dia com as causas mais vanguardistas de sua época – hoje, ele seria um veterano do Greenpeace, assim como na década de 60 deve ter sido o primeiro hippie da cidade. Na p.ele de herege, cientista ou reformista social, o aquariano é o grande inventor do zodíaco, um utopista incorrigível, o livre-pensador um tanto aéreo, que nunca desprega a cabeça das grandes e nebulosas causas da humanidade. São os seres mais desprendidos e despreconceituosos do sistema solar. Você nunca verá um aquariano racista ou machista, a não ser que seja um gravemente neurótico. Muito mais comum será encontrá-lo numa roda de amigos discutindo sua nova teoria para a solução dos problemas nacionais: terceirizar o governo, contratando consultorias internacionais para ocupar os ministérios: Impraticável? Protestantismo, comunismo e teoria da relatividade também pareciam, no início. [*]

Como médico, estudo as diversas linhas da “arte de curar” o ser humano (Alopatia, Homeopatia, Fitoterapia, Ortomolecular, Lisadoterapia, Oligoterapia, Ozonioterapia, Biofrequências, etc.), aplicando a terapia adequada a cada caso em particular. Mas não defendo nenhuma em particular, não me apresento como “especialista” em nenhuma delas, nem creio que alguma em particular seja melhor que as outras. Minha compreensão é que o ser humano é multidimensional e extremamente complexo, incluindo os níveis genético, ambiental, bioquímico e biofísico, emocional, mental e espiritual. A interação dinâmica destes planos é tão complexa que nenhuma linha do pensamento humano seja científica, religiosa ou filosófica poderia abarcá-la em toda a sua amplitude. A única forma de se aproximar da realidade é romper com os limites de todas as crenças e observar o fato sob todos os seus ângulos possíveis.

Como disse o psicólogo Jung: “Nenhuma escola de Psicologia aborda o ser humano como um todo, mas cada escola aborda um aspecto do ser humano”. Jung afirmava, assim, que não existia nenhuma terapêutica que fosse válida para todos os indivíduos.

Esta compreensão pode ser estendida a todas as linhas da medicina, assim como das religiões.

Como escritor, escrevo sobre os assuntos tratados neste site. Tenho três livros publicados, dois deles versando sobre temas teológicos (“Os Mitos e a Realidade dos Anjos e da Bíblia” e “A Grande Revelação do Ano 2000”) e o terceiro sobre as múltiplas visões das medicinas (“A Revolução da Medicina”). Estarei abordando estes livros no meu site. Estou escrevendo mais dois livros atualmente, um sobre meio-ambiente e saúde e outro é um livro romanceado de ação, mais popular.

Como cientista faço pesquisas em diversas áreas dos temas aqui abordados, tanto nas áreas das ciências tradicionais como das não convencionais. Alguns destes estudos serão apresentados neste site.

Como ser humano sou como todos os outros: um enigma complexo a ser desvendado, cuja origem jaz imersa nas sombras do tempo, mas que acha que se conhece por um raio de luz na consciência chamado de “ego”. Neste aspecto somos todos iguais, apesar de cada indivíduo ser único e inigualável!

[*] Texto de Marília Pacheco Fiorillo e Marylou Simonsen, publicado no livro “Use e Abuse do seu Signo”

168 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • carol em 9 de abril de 2012 às 11:09
    • Responder

    Olá,

    gostaria de uma indicação de um especialista no tratamento da menopausa aqui em Recife

    1. Carol, não conheço nenhum médico em Recife para lhe indicar.

    • paulo em 11 de abril de 2012 às 22:17
    • Responder

    Dr.Paulo, li o artigo sobre acupuntura. Gostei muito das explicações sobre essa técnica milenar. Minha questão é a seguinte: a acupuntura pode ajudar na questão da libido em baixa? Pergunto isso levando em conta a energia vital, o ki. Se essa energia estiver bloqueada, pode acontecer de afetar a libido, diminuindo o desejo sexual e até mesmo causando disfunção erétil? Por favor, me esclareça, obrigado.

    1. Paulo:

      Mais de 90% dos casos de impotência têm causa psicológica e não orgânica (andropausa ou outras doenças vasculares ou neurológicas). A acupuntura pode auxiliar secundariamente nos estados emocionais, mas não é tão eficaz assim. Dê uma lida neste estudo: http://www.outramedicina.com/64/acupuntura-inimiga-da-impotencia.
      Mesmo os chineses, quando tratam deste assunto, preferem alternativas como as plantas (ginseng e fórmulas magistrais) e outros recursos “xamânicos”.
      Leia também estas páginas sobre a fitoterapia chinesa: http://acupuntura.blogas-pt.com/disfuncao-erectil-%E2%80%9Cdiz-que-faz-bem%E2%80%9D-e-fitoterapia-chinesa-parte-i/.

      Abs.

    • simone em 20 de abril de 2012 às 12:38
    • Responder

    Oi dr.Paulo tenho uma duvida espero que vc me responda tenho uma irmã com 18 anos ela tem alergia tanto de remedio quanto de algum tipo de comida com o passar do tempo so vem agravando ela n anda podendo comer quase nada so o basico mesmo ja fomos em medicos mas eles n sabe qual e alergia dela queria saber se tem um tipo de teste para que se possa dianosticar qual e a alergia dela.

    1. Simone:

      Leia a minha página: http://drpaulomaciel.com.br/testes-para-alergias-alimentares/.

      Abs

    • Ricardo em 27 de abril de 2012 às 12:04
    • Responder

    Bom dia Dr. Paulo!

    Gostaria de primeiro dar meus parabéns pelo site de excelente qualidade e também pela atenção que dá as pessoas que aqui postam.

    Gostaria de saber se pode dar uma opinião a respeito do meu caso: Tentarei ser breve…

    [Texto editado e resumido]

    Mas ainda penso na relação desses 3 episodios que fiquei doente. Sera que n pode ser uma baixa imunologica. Sera que n devo atacar o problema de outra forma.

    Desculpe me alongar tanto.

    Obrigado e tenha um bom dia.

    1. Ricardo:

      Antes de mais nada, me desculpe pela demora em lhe enviar a resposta, mas estou muito ocupado com a clínica, os textos do site, um blog sobre política e economia que montei e um livro que estou escrevendo, além de outras atividades pessoais. A intenção original do site era passar informações amplas e controversas sobre diversos aspectos da saúde humana, mas ele está se direcionando mais para consultas on-line, o que tem muitas limitações, inclusive técnicas e éticas…

      Com os seus relatos não consigo montar nenhuma hipótese diagnóstica, porque os exames não mostraram nada até o momento da sua descrição. As hipóteses a serem analisadas, são: Doença Celíaca, Síndrome do Intestino Irritável, Alergia alimentar (por IgE e por IgG), Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

      Para avançar na investigação poderão ser necessários os seguintes exames: 1) Endoscopia Digestiva Alta com biópsia do duodeno; 2) Todos os marcadores para Doença Celíaca: Pesquisa de Anticorpos Anti-gliadina IgA. Pesquisa de Anticorpos Anti-gliadina IgG. Pesquisa de Anticorpos Anti-endomísio IgA. Pesquisa de Anticorpos Anti-reticulina IgA. Pesquisa de Anticorpos Anti-Transglutaminase Tecidual. 3) Punção Biópsia Duodeno-Jejunal se der positivo algum marcador do item 2 (Kotze e Pisani e Ravelli recomendam quatro a cinco biópsias seqüenciais: flexura duodeno-jejunal (se possível), porção transversa do duodeno, porção descendente distal do duodeno, porção proximal do duodeno e bulbo duodenal). 4) Colonoscopia com biópsia da mucosa; 5) Raio-x do aparelho digestivo para trânsito e morfologia do delgado; 6) RASTS dos alimentos e Perfil de alergia para IgG para 90 alimentos; 7) Coprologia funcional.

      Como está a sua situação atualmente? Por favor, me atualize, ok?
      Abs.

    • ylana em 3 de maio de 2012 às 19:08
    • Responder

    Dr. Paulo,

    Gostaria de saber se você possui trabalhos publicados que possa me ajudar no meu trabalho de alergia alimentar.

    Sou estudante de nutrição.

    Obrigada.

    1. Ylana:

      Não tenho trabalhos publicados em periódicos científicos.

      Abs.

    • Luciano em 29 de maio de 2012 às 14:31
    • Responder

    Caro Dr. Paulo,

    Tenho um filho que completou 02 anos de idade, ele foi diagnosticado com caracteristicas do expectro autista. Fiz uma leitura sobre seu artigo que relata casos de controle dos sintomas através de medidas como por exemplo: controlar alergias a determinados tipos de alimentos e outros… Por favor, o Sr. poderia indicar algum profissional em SP que trabalhe com essa mesma teoria? desde já agradeço sua atenção! Um abraço!

    1. Luciano:

      Entre com contato com o pessoal deste site: http://www.autismoinfantil.com.br/ e peça indicação de um profissional na área em São Paulo.
      Abs.

    • édina vergara em 31 de maio de 2012 às 23:50
    • Responder

    Dr Paulo,

    sou Édina, consultei contigo … e sou mãe da Carol … gostaria de socializar minha tese sobre sofrimento psíquico e educação.http://bdtd.unisinos.br/tde_arquivos/10/TDE-2011-11-08T164336Z-1584/Publico/EdinaMayerVergara.pdf
    Abs

    1. Oi, Édina!

      Vou deixar seu comentário aqui para viabilizar sua tese para todos os interessados.
      Abs.

    • dulce eneida viana fraiz em 1 de junho de 2012 às 10:16
    • Responder

    gostaria de saber o endereço e telefone , aqui em Curitiba , para entrar em contato .Obrigada

    1. Dulce:
      Meu telefone: 3336-5022 e endereço: Rua Padre Anchieta, 840.
      Abs.

    • gisele em 4 de junho de 2012 às 13:38
    • Responder

    olá Dr PAULO prazer em falar contigo!
    Estou c problemas c a saude da minha filha 22 anos..está com infeccao urinaria bacteria e.coli…ja desde 2010. Ja tomou varios antibioticos e no exame desta semana acusou 4 bacterias ou virus nao sei bem como resistentes e 1 sensivel…em marco fez exame e apresentou um resultado melhor a vista deste de agora..ela ja tomou uma vacina que tambem foi indicada por medico mas nada…ha algum tratamento alternatiuvo pois receio problemas futuros nos rins..grata e aguardo seu retorno.

    1. Gisele:

      Experimente o Cranberry 800 mg, 01 vez por dia por uns 3 meses.
      Abs.

    • Fernanda Thaisa Nardo em 12 de junho de 2012 às 17:13
    • Responder

    Olá. Gostaria de saber sua opinião sobre a terapia de quelação, se estou certa, aplicação de EDTA, para retirada de metais pesados das células do corpo?
    Obrigada.

    1. Fernanda:

      O EDTA é um bom quelador, mas tem que ser usado com muito cuidado técnico para evitar complicações.
      A quelação funciona como um sistema de defesa natural de sulfuração onde pequenas moléculas se ligam aos metais tóxicos para sequestrá-los e eliminá-los. Os quelantes comumente utilizados para o tratamento do autismo são DMSA, DMPS e EDTA. Os três são efetivos para remover chumbo e cádmio enquanto o DMPS E DMSA são efetivos também para mercúrio, alumínio e arsênico. O EDTA é também algo efetivo para alumínio. Estes três agentes podem ser usados por Via Oral ou retal, o DMPS e cálcio EDTA podem ser administrados por Via Endovenosa. DMPS é também efetivo por injeção intramuscular. Formulações transdérmicas dos três estão disponíveis com eficácia comprovada para DMPS E DMSA e incerta para o EDTA.
      Eu não uso o EDTA ou estes outros queladores, mas uma fórmula desenvolvida por um eminente médico e pesquisador falecido o ano passado, o Dr. Gaertner, que foi um estudioso da Bio-ressonância e do Vegatest.
      Ele desenvolveu um produto dinamizado homeopaticamente que funciona muito bem, o Aero-chell plus®, que pode ser conseguido em São Paulo, pelo telefone (011) 3726-5560, aplicado com um inalador comum por 10 dias.

      Abs.

    • Paola em 18 de junho de 2012 às 15:25
    • Responder

    Olá dr. Paulo,
    Gostei bastante de sua biografia e gostaria de saber se o sr atende em São Paulo ou indica alguém com esta mesma filosofia de considerar o ser humano como um todo e não separar em áreas e especialidades. Eu gostaria de encontrar um médico completo, entende?
    Obrigada, Paola

    1. Paola:

      Eu venho fazendo um trabalho a nível nacional justamente para quebrarmos estes conceitos de “certo x errado” que fazem com que cada ser humano julgue estar certo e condene o diferente como errado.
      Eu costumo dizer que “não tenho linha de tratamento” porque não sigo nem defendo nenhuma teoria terapêutica específica.
      Em São Paulo existem excelentes profissionais, mas eu diria que os mais “completos” são aqueles que trabalham com Medicina Biológica, Medicina Complementar e Medicina Quântica.

      Abs

    • maria lourdes em 24 de julho de 2012 às 23:43
    • Responder

    Dr. Paulo Maciel,
    moro em Brasilia, gostaria se saber se pode me indicar algum especialista em alergia alimentar por aqui, ou em Goiás???
    Se não, pode informar sobre as consultas com você? Atende todos os dias, horários, valor??
    Aguardo o seu retorno.
    Atenciosamente,

    1. Maria Lourdes:

      Procure por este médico abaixo, que é um excelente profissional:
      Dr. Edison Saraiva Neves. CRM 4976/DF. Homeopatia, ortomolecular e nutrologia.
      SHLN Bloco J Ed Multiclinicas, S/N – SLS 305, 306, e 307. Telefone: (61) 3274-8661 e 3274-6540
      Bairro: Asa Norte – Cidade: Brasilia Estado: DF – CEP: 70770-550

    • Maria Cristina em 19 de setembro de 2012 às 12:36
    • Responder

    Parabéns pelo site! Excelente informativo e interativo!

    • Talita Alves em 23 de outubro de 2012 às 19:15
    • Responder

    Boa noite,

    Dr, Paulo Maciel.
    Poderia me informar onde posso fazer o vegatest em São Paulo- SP, ou em GOIANIA- GO?

    att,
    Talita Alves

    1. Talita:

      Entre em contato com um destes 3 médicos e peça orientação para eles:

      Prof. Dr. José de Felipe Junior
      Rua Conde de Porto Alegre, 1985
      São Paulo – Campo Belo. Tel: 011-5543-8833 / 011- 5536-0433 FAX: 011- 5533-9959
      E-mail: gadi1@terra.com.br
      gadi1@medicinacomplementar.com.br

      Dr. Paulo Luiz Farber
      Centro de Medicina Complementar
      Rua Paulistânia, 369 – Vila Madalena – São Paulo – SP
      Fone: (11) 3814-2160

      Dr. Diogo Mastrorocco
      Centro de Medicina Biológica Mastrorocco CRM SP -29655 (PJ)
      Rua Itapeva, 574 – 81A – 8 º andar – Bela Vista – São Paulo – SP
      Fones: (11) 3285.3222 e 3284.3895
      e-mail: drdiogo@medicinabiologica.com.br

    • Yara Giarelli em 23 de outubro de 2012 às 23:29
    • Responder

    boa tarde,
    li o artigo sobre alergia alimentar e identifiquei vários sintomas do que eu sinto. Há um ano manifestei asma após alergia ao medicamento para hipertenção e comecei a manifestar outros de tipos de alergias-antigamente a tolueno e niquel-agora a maquiagem, produtos de limpeza. Ando muito nervosa e tendo acessos de raiva e tristeza fora os lapsos de esquecimento e gagueira. Procurei diversos médicos e nada estou desesperada. O sr poderia indicar algum médico em são paulo capital, por favor!
    Obrigada.

    1. Yara:

      Procure um destes 3 profissionais:

      Prof. Dr. José de Felipe Junior
      Rua Conde de Porto Alegre, 1985
      São Paulo – Campo Belo. Tel: 011-5543-8833 / 011- 5536-0433 FAX: 011- 5533-9959
      E-mail: gadi1@terra.com.br
      gadi1@medicinacomplementar.com.br

      Dr. Paulo Luiz Farber
      Centro de Medicina Complementar
      Rua Paulistânia, 369 – Vila Madalena – São Paulo – SP
      Fone: (11) 3814-2160

      Dr. Diogo Mastrorocco
      Centro de Medicina Biológica Mastrorocco CRM SP -29655 (PJ)
      Rua Itapeva, 574 – 81A – 8 º andar – Bela Vista – São Paulo – SP
      Fones: (11) 3285.3222 e 3284.3895
      e-mail: drdiogo@medicinabiologica.com.br

    • Mônica em 24 de outubro de 2012 às 15:50
    • Responder

    Doutor,
    Quero parabenizá-lo pelo site. Aprendi muita coisa importante e de grande valia para mim, pois minha filha de 3 anos e meio possui diversas alergias, segundo os médicos. Gostaria de pedir uma indicação de alergologista ou pediatra no Rio de Janeiro.
    Um abraço e sucesso.

    1. Mônica:

      Não tenho nenhum colega para lhe indicar nesta região.

      Converse com suas amigas que têm filhos e peça uma indicação, ou ligue para o CRM/RJ ou para o seu convênio e veja isto, ok?

      Abs.

    • KARYN em 29 de outubro de 2012 às 16:33
    • Responder

    Olá! Gostaria da indicação de um médico pediatra para alergia alimentar ou problemas intestinais em Florianópolis ou região. Grata

    1. Karyn:

      Infelizmente não tenho esta informação para lhe dar.

    • Lissa Sacco em 30 de outubro de 2012 às 15:36
    • Responder

    Olá Dr. Paulo Maciel,

    Você não imagina a grande alegria e tristeza que me causou ao te descobrir!
    Alegria, pois sou uma Intolerante alimentar alérgica a 26 alimentos que, busca freneticamente um profissional que possua amplo conhecimento sobre o meu tipo de caso, já que o meu admirável médico, Dr. Luiz Antônio Castelo Branco Naufal, faleceu há cerca de 3 anos, e estou todo este período sem orientação, apenas me norteando pelo aprendizado que ele me deixou, acontece que tenho a impressão de que a minha alergia está migrando para outros alimentos, e os meus sintomas são muitos, passeiam por toda gama existente… Desde uma simples secreção no ouvido, dermatite, a pânico, deficit de atenção e etc… E todos os médicos com quem estive desconsideram as técnicas que me salvaram… Julguei que você talvez fosse a minha sorte… Daí a tristeza, pois quando fucei um pouco mais, constatei que você está em Curitiba… Dr. se não for um exagero, me encaminhe nomes de Profissionais aqui de SP/SP, os quais você acredita, ou que tenham no mínimo sua linha de pesquisa, estou realmente precisando, quero ser mãe, mas estou receosa, tenho medo de adoecer.
    Desde já, agradeço do fundo do meu coração!
    Abraços,
    Lissa Sacco

    1. Lissa:

      Procure por um destes médicos:

      Prof. Dr. José de Felipe Junior
      Rua Conde de Porto Alegre, 1985
      São Paulo – Campo Belo. Tel: 011-5543-8833 / 011- 5536-0433 FAX: 011- 5533-9959
      E-mail: gadi1@terra.com.br
      gadi1@medicinacomplementar.com.br

      Dr. Paulo Luiz Farber
      Centro de Medicina Complementar
      Rua Paulistânia, 369 – Vila Madalena – São Paulo – SP
      Fone: (11) 3814-2160

      Dr. Diogo Mastrorocco
      Centro de Medicina Biológica Mastrorocco CRM SP -29655 (PJ)
      Rua Itapeva, 574 – 81A – 8 º andar – Bela Vista – São Paulo – SP
      Fones: (11) 3285.3222 e 3284.3895
      e-mail: drdiogo@medicinabiologica.com.br

      Abs.

    • Adriane em 6 de novembro de 2012 às 14:21
    • Responder

    Dr. procurei seu consultório e ele não existe nesse endereço no lugar tem uma escola qual é seu novo endereço????

    1. Rua Padre Anchieta, 820. Mercês. Curitiba.

    • Gilberto Muncinelli em 6 de novembro de 2012 às 15:28
    • Responder

    Dr. Paulo,

    Tenho dificuldades com meu sono. Mais especificamente, permaneço muito pouco tempo do sono na fase REM – algo em torno de 7%, quando o ideal seria um valor bem superior a isso. Já cansei de ir em médicos do sono, pois nenhum sabe exatamente o que fazer. O senhor sabe indicar algum profissional que pudesse me auxiliar?

    Grato

    Gilberto Muncinelli

    1. Gilberto:

      Em que especialistas você já foi e em que cidade você mora?

    • Elida em 7 de novembro de 2012 às 20:16
    • Responder

    Gostaria de indicação de um especialista em APLV em Maringá. Obrigada

    1. Elida:

      Procure pelo Dr Georges Kotsifas: Avenida Rio Branco, 800 – Zona 5 – Maringá/PR. Telefone: 44 30312586

      Abs.

    • Fernando em 9 de novembro de 2012 às 16:26
    • Responder

    Olá Dr Paulo o DR não atende em São Paulo? gostaria muito de uma consulta.

    Obrigado

    1. Fernando:

      Eu não atendo em São Paulo, apenas em Curitiba.
      Mais aí em São Paulo existem muito bons médicos que você pode consultar.

      Abs.

    • emerson em 10 de novembro de 2012 às 11:25
    • Responder

    Bom dia Dr. Paulo,parabens pelo site. Gostaria de saber se atende convenios (unimed)?Eu e minha esposa , gostariamos de fazer ozonioterapia e tbém ter informações sobre outros tratamentos.grato

    1. Emerson:

      Eu não trabalho com nenhum convênio, mas uso diferentes tipos de terapias para conseguir resultados mais expressivos.
      Dentro da minha teoria da complexidade, costumo dizer que “a melhor terapia é aquela que atua na causa” e por isso não defendo nem aplico nenhuma linha específica de tratamento.
      Para cada paciente, a cada momento, analiso a necessidade individual e a eficácia das terapias para cada caso em particular.

      Abs

    • Luciana em 13 de novembro de 2012 às 14:33
    • Responder

    Olá Dr. Paulo,

    Achei o seu site pesquisando sobre diversos sintomas que tenho sentido e que têm se intensificado de alguns meses pra cá. Creio que tenho alergia ao leite e gostaria de saber se você tem algum médico para indicar em Brasília. Desde já agradeço a atenção e os artigos publicados porque me ajudaram muito!

    1. Luciana:

      Em BSB, procure pelo Dr. Edison Saraiva Neves. CRM 4976/DF. Homeopatia, ortomolecular e nutrologia.
      SHLN Bloco J Ed Multiclinicas, S/N – SLS 305, 306, e 307
      Telefones: (061) 3274-8661 e 3274-6540. Bairro: Asa Norte – Cidade: Brasilia Estado: DF – CEP: 70770-550.

      Abs

    • Adriani em 14 de novembro de 2012 às 19:40
    • Responder

    ola Dr. Paulo.
    Estou desconfiada que meu bebê de 2 anos tem algumas características de altismo. Sabe me informar algum medico especialista nessa área em Curitiba para me informar.
    Grata
    Adriani

    1. Adriani:

      Não existem médicos “especialistas” em Autismo, apenas pediatras e neuropediatras.
      Mas eu atendo e trato de pacientes com Autismo há muitos anos e tenho formação em áreas bioquímicas especializadas nestes casos, por este laboratório americano: http://www.autismoinfantil.com.br/.

    • Estefânia Cardoso em 29 de maio de 2013 às 7:37
    • Responder

    Bom dia Dr. Paulo!

    Quando li seu endereço achei que fosse em Porto Alegre, que pena!
    O Sr. tem uma indicação de um profissional que trabalhe em Porto Alegre ou redondezas?

    Muito Obrigada e parabéns pelo site.

    Um abraço

    1. Estefânia, eu trabalho dentro de um conceito complexo de medicina que não tem uma linha específica de tratamento.
      Por isso fica difícil indicar-lhe alguém neste sentido, ok?
      Abs

    • Marlene Fraga em 16 de outubro de 2013 às 23:53
    • Responder

    Olá Dr. Paulo, meu filho tem fenilcetonúria, diagnóstico tardio, com padrão autista, seu quadro teve regressos, perdas de habilidades motoras, e a neurológica que se acentuou com o passar do tempo, desde muito pequeno notei que ele tinha alguns comportamentos de autista, procuramos uma clinica em PA que trabalhava com cças autistas e o médico nos falou para continuarmos com as terapias (fono e fisio) e cuidar da parte afetiva. Depois dos 15 anos, quando descobrims sua fenilcetnúria, o foco foi na dieta hipoprotéica. Hj tenho dúvidas se ele precisaria fazer o tratamento biomédico, com todas aquelas suplementações que as mães fazem. Fiz contato com seu consultório e horários só em janeiro, seria interessante um tratamento biomédico? Fico confusa pel fato do autismo ser uma comorbidade da fenilcetonúria.

    1. Marlene, não podemos confundir Fenicetonúria com Autismo:

      “Sem a instituição de diagnóstico e tratamento precoces (anterior aos 3 meses de vida através de programas de triagem neonatal), a criança portadora de fenilcetonúria apresenta um quadro clínico clássico caracterizado por atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência mental, comportamento agitado ou padrão autista, convulsões, alterações eletroencefalográficas e odor característico na urina.”

      Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/dsra/protocolos/do_f20_01.pdf.

      Note que o texto diz “padrão autista”, mas não diz “autismo”. Quando existe lesão cerebral causada pela Fenilcetonúria, não se faz diagnóstico simultâneo de Autismo. Isto porque o Autismo não é uma deficiência genética e nem tem os outros sintomas desta doença metabólica, ok?

      Portanto, não existe nenhuma razão para tratar o seu filho “como se ele fosse” autista.

      Abs,

    • Fernanda em 23 de março de 2015 às 12:03
    • Responder

    Oi Dr bom dia… tem alguma indicação de Neuro especializado em criança no RJ ? Obrigada

    1. Infelizmente não, Fernanda!

    • Vanessa em 26 de março de 2015 às 15:48
    • Responder

    Boa tarde, Doutor!

    Faz 11 anos que faço tratamento para artrite reumatoide juvenil, o grau da doença é o 1, uso plaquinol 500mg e ha um ano tomo prednisona 5mg ja estou ha um mês tomando apenas 2comprimidos ao dia.
    Gostaria de saber se ha algum tratamento ortomolecular para o meu caso, podendo quem sabe parar de tomar estes medicamentos, pois o inchaço esta de mais.

    Atenciosamenete,

    Vanessa

    1. Vanessa, não existe um protocolo de tratamento ortomolecular para as doenças autoimunes como a Artrite Reumatoide.
      Nestes casos a ortomolecular pode auxiliar atuando nos processos inflamatórios e oxidativos, mas sem retirar o tratamento tradicional.
      Existem estudos com altas doses de vitamina D para inibir os sintomas das doenças autoimunes, que talvez você possa procurar conhecer melhor.
      Dê uma lida neste artigo: http://vitaminadbrasil.org/condicoes-de-saude/autoimunidade/.
      Abs

  1. Ola otimas postagens de seu blog, apertei esta aba no intuito de encontrar um contato seu. Tem email que possa responder?

    1. Cammy, eu tinha um E-mail no site, mas como tenho tido uma média de 3.000 acessos por dia no site, isto tem gerado milhares de perguntas, algumas extremamente complexas com pedidos de diagnóstico, tratamento e outras coisas impossíveis de fazer por mensagem e ser ter um contato direto com a pessoa. Por isso recentemente eu retirei o E-mail do ar e as pessoas passaram a perguntar novamente pelo site, que mesmo assim é bem difícil de atender a todos. Eu não tenho uma empresa ou equipe para dar respostas tão variadas e volumosas…
      Abs.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.