As doenças

A versão Oficial

A “versão oficial”, ou “versão do vencedor”, como dizia meu pai tem aqui dois vieses: 1. A da OMS, que classificou a gripe H1N1 como nível 6 de pandemia e já chegou a declarar que 2 bilhões de pessoas serão infectadas por este vírus, numa expectativa de morte de até 1% dos casos; e 2. A dosgovernos, que sempre procuram atenuar o pânico coletivo e enfatizar as medidas profiláticas contra a contaminação em massa da população. O consenso mundial diz o seguinte: [1]

1. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

2. O vírus influenza A da gripe suína já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguidos pelo México – considerado o epicentro da doença.

3. No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (nível 6 = epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

Conheça a escala de alerta de pandemias da OMS:

Fase 1: Nenhum vírus circulando entre animais afetando humanos.

Fase 2: Vírus de gripe animal causa infecções em humanos e é considerado ameaça potencial de pandemia.

Fase 3: Gripe causa casos esporádicos em humanos, mas não há transmissão significativa entre humanos.

Fase 4: Verificação de transmissão entre humanos capaz de causar surtos em comunidades; aumento significativo no risco de pandemia. O nível de alerta grau 4 sinaliza que o vírus está mostrando a capacidade de ser transmitido entre humanos, com a possibilidade de causar surtos em comunidades.

Fase 5: Transmissão entre humanos em pelo menos dois países; forte sinal de pandemia Iminente.

A pandemia do H1N1

Formado em Medicina há 20 anos, tenho na memória 2 frases que marcaram minha forma de pensar a dinâmica do mundo. A primeira era dita pelo meu saudoso pai: “Quem conta a história é quem ganha a guerra”; e a segunda escutei de um professor numa aula de Pediatria: “A medicina é uma ciência de …

Tipos de Depressão

Tipos de depressão:      Este é um texto com um resumo dos diversos tipos de Depressões, que deverá ser aprofundado em momento oportuno com outros questionamentos. Depressão por perda real (luto): Acontece quando perdemos algo de valor pessoal (pessoas, animais de estimação, casa, emprego, etc.). A dor de um luto tem prazo de validade …

Doenças do Coração: Uma Moléstia Inflamatória

Nesta segunda página já vou colocar a visão que a Medicina Ortomolecular tem  a respeito da arterioesclerose, ou aterosclerose. Extraí este texto do livro citado na bibliografia, sem no entanto colocar as propostas terapêuticas do autor. O objetivo disso é manter os méritos do médico americano, respeitar os direitos autorais e abrir espaço para uma …

O perigo dos tratamentos para o colesterol

Os perigos das estatinas A hipercolesterolemia é o tema de saúde do século XXI. É de fato uma doença inventada, um “problema” que emergiu quando os profissionais de saúde aprenderam a medir os níveis de colesterol no sangue. O colesterol elevado não exibe nenhum sintoma mais óbvio – outras condições distintas de alterações no sangue, …

Fazem mal para o coração

Faz mal ao coração Por essa razão o antiinflamatório Vioxx foi retirado do mercado por seu fabricante [1] Quando foi lançado, em 1999, o Vioxx foi anunciado como um dos remédios mais eficazes para tratar a dor das vítimas de artrite. Um dos primeiros medicamentos de uma nova classe de antiinflamatórios, os inibidores da enzima …

A Roupa Nova do Colesterol

A História do Colesterol e o Mito de Morte Como na história da “Roupa Nova do Rei”, todo mundo via que o rei estava nú mas a propaganda dos alfaiates fazia com que todo mundo dissesse ‘como era linda a roupa do monarca’, até que um único e ingênuo menino que não sabia da vaidade …

Mulheres, Fibromialgia e outras doenças

Mulheres, Fibromialgia e outras doenças Até bem pouco tempo atrás eu dizia e ouvia dizer que as mulheres eram mais saudáveis que os homens porque elas se cuidavam mais: iam mais em consultas médicas e faziam mais exames preventivos. E isto era verdade, até bem pouco tempo atrás…. Para se ter uma ideia como isto …