A versão Oficial
A “versão oficial”, ou “versão do vencedor”, como dizia meu pai tem aqui dois vieses: 1. A da OMS, que classificou a gripe H1N1 como nível 6 de pandemia e já chegou a declarar que 2 bilhões de pessoas serão infectadas por este vírus, numa expectativa de morte de até 1% dos casos; e 2. A dosgovernos, que sempre procuram atenuar o pânico coletivo e enfatizar as medidas profiláticas contra a contaminação em massa da população. O consenso mundial diz o seguinte: [1]
1. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.
2. O vírus influenza A da gripe suína já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguidos pelo México – considerado o epicentro da doença.
3. No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (nível 6 = epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.
Conheça a escala de alerta de pandemias da OMS:
Fase 1: Nenhum vírus circulando entre animais afetando humanos.
Fase 2: Vírus de gripe animal causa infecções em humanos e é considerado ameaça potencial de pandemia.
Fase 3: Gripe causa casos esporádicos em humanos, mas não há transmissão significativa entre humanos.
Fase 4: Verificação de transmissão entre humanos capaz de causar surtos em comunidades; aumento significativo no risco de pandemia. O nível de alerta grau 4 sinaliza que o vírus está mostrando a capacidade de ser transmitido entre humanos, com a possibilidade de causar surtos em comunidades.
Fase 5: Transmissão entre humanos em pelo menos dois países; forte sinal de pandemia Iminente.