Jesus era negro?

Por séculos imaginamos Jesus com a pele branca e vimos as suas representações nas artes desta maneira. Agora, recentemente, alguns pesquisadores estão sugerindo a ideia de que Jesus era negro, como veremos a seguir. Qual dessas versões é a verdadeira? Vamos investigar mais profundamente e ver até onde podemos chegar.

Mas vamos começar “da frente para trás”, ou seja: da atualidade para o passado, já que esta informação de que Jesus era negro é a mais recente de todas, por isso vamos analisar primeiro os seus argumentos. Vamos ver quem são as pessoas que estão defendendo esta tese e como eles a justificam.

Hoje coloquei no Facebook uma reportagem falada da BBC sobre este tema1* e em uma reportagem escrita pela BBC Brasil em 2018 intitulada “O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus” lemos:

“Em 2001, para um documentário produzido pela BBC1*, o especialista forense em reconstruções faciais britânico Richard Neave utilizou conhecimentos científicos para chegar a uma imagem que pode ser considerada próxima da realidade. A partir de três crânios do século 1, de antigos habitantes da mesma região onde Jesus teria vivido, ele e sua equipe recriaram, utilizando modelagem 3D, como seria um rosto típico que pode muito bem ter sido o de Jesus. Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa.” 2*

Interessante este parágrafo, porque ele já nos mostra 2 erros técnicos importantes: 1. Richard Neave  e sua equipe pegaram “3 crânios do século 1 e modelaram como seria um rosto típico da região”, “que pode muito bem ter sido o de Jesus”! Isto é o mesmo que dizer que se eu pegar 3 crânios do cemitério aqui perto de casa e modelá-los em 3D, eles ficarão parecidos comigo? 2. “A cor da pele é uma estimativa”. Como um estudo deste nível pode provar qual é o rosto “real” de Jesus e a sua cor se ela é uma “estimativa”? Estimativa baseada em quê? Na opinião pessoal do autor? Na sua crença de que Jesus “só pode ter sido negro”?

Ilustração feita pela BBC representando o “rosto real de Jesus”:3*

Legenda da foto: Ilustração feita por especialista Richard Neave para documentário da BBC em 2001.

Em outra reportagem sobre o trabalho de Neave, intitulada “Especialista em reconstrução facial revela como Jesus Cristo REALMENTE era”, escrita por João Pedro, no final do texto o autor escreveu: “Naturalmente, essa retratação não deve ser considerada como um modelo histórico definitivo de como Jesus se parecia, mas simplesmente representa uma descrição precisa de como ele poderia ser.”4*

A historiadora neozelandesa Joan E. Taylor, autora do recém-lançado livro “What Did Jesus Look Like?” e professora do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos do King’s College de Londres, chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus: “Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena. Um homem típico do Oriente Médio”, afirma. A autora também diz que “nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem apessoado ou forte. A única que se diz é a sua idade aproximada, de 30 anos”.

Mas se olharmos para as fotos abaixo de verdadeiros judeus iraquianos, não é possível identificar a tal “pele morena” descrita por Joan Taylor!

Fig. 2. Judeus iraquianos. Estudiosos rabínicos de Bagdá, Iraque em 1910. Copyright: JIMENA 5*

Fig. 3. Judeus iraquianos em um avião partindo para Israel. Arquivo da família Dangoor. 6*

Esta foto foi tiradas Entre 1950-1951, quando cerca de 120.000 judeus iraquianos acabaram partindo, principalmente para Israel, em um processo chamado tasqit al-jinsiyya – a pré – condição para renunciar à cidadania iraquiana necessária para sair sem a possibilidade de retorno. Este êxodo, conhecido como “sant al-tasqit” (o ano do tasqit), é narrado convencionalmente como o fim do Exílio Babilônico e o cumprimento do prometido retorno messiânico a Sião. Na foto dá para ver que são todos brancos!

“Essa ausência de dados é muito significativa. Parece indicar que os primeiros seguidores de Jesus não se preocupavam com tal informação. Que para eles era mais importante registrar as ideias e os papos desse cara do que dizer como ele era fisicamente”, afirma o historiador André Leonardo Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor do livro “Jesus Histórico – Uma Brevíssima Introdução”. 2*

Outro autor da tese de Jesus era negro é Moraes: “Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso”, comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades estrangeiras. Ele já fez reconstituição facial de 11 santos católicos – e criou uma imagem científica de Jesus Cristo a pedido da reportagem.

Eis uma imagem de Jesus criada por Moraes:

Ilustração de um rosto que poderia ser o de Jesus. Crédito: Cícero Moraes/BBC Brasil

Uma das justificativas para se concluir que a pele de Jesus era negra vem de questões culturais e ideológicas, tais como: “Foram séculos e séculos de eurocentrismo – tanto na arte quanto na religião – para que se sedimentasse a imagem mais conhecida de Jesus Cristo: um homem branco, barbudo, de longos cabelos castanhos claros e olhos azuis. Apesar de ser um retrato já conhecido pela maior parte dos cerca de 2 bilhões de cristãos no mundo, trata-se de uma construção que pouco deve ter tido a ver com a realidade.” 2*

Mas será que esta justificativa simplesmente garante então que a pele de Jesus era negra? Porque isso seria real, se atualmente todo o povo judeu têm a pele branca? A partir de que momento histórico os judeus deixaram de ser negros e passaram a ser brancos? Será que Davi e Salomão eram negros?

Em outro artigo intitulado “Assim seria o rosto de Jesus segundo esta impressionante reconstrução hiper-realista” de 2020, o artista e fotógrafo holandês Bas Uterwijk realizou uma impressionante reconstrução hiper-realista de como poderia ser o rosto de Jesus.

O autor trabalha com imagens geradas por computador e efeitos especiais. Há alguns meses passou a lidar com um novo software de inteligência artificial chamado Artbreeder, que utiliza uma rede neuronal atrelada a fotografias e pinturas de milhares de rostos humanos.

Segundo publicou o artista, ele “estava brincando com várias representações culturais de Jesus de Nazaré de origem bizantina e renascentista, incluindo o “Salvator Mundi” de Leonardo da Vinci e o Sudário Santo de Turin”. E acrescentou: “Modificando a etnia a uma cara de Oriente Médio mais convincente. Estava feliz com o resultado como representação de uma imagem cultural coletiva, mas ao mesmo tempo, senti que carecia de uma precisão história”.

Ele publicou uma versão com cabelo curto e outra com o cabelo longo, como se conhece popularmente: “Então mudei o cabelo e a barba a um comprimento maior e estilo mais crível para a época e a região e trouxe elementos que se encontram em alguns retratos de múmias de Faium [cidade no Egito], deixando a arte renascentista em segundo plano”. “O resultado é uma impressão artística de como poderia ter sido este homem, mais do que uma busca científica de uma semelhança exata”, comenta Bas Uterwijk.

Confira as faces de Jesus feitas por Bas Uterwijk:

Concluindo, vimos que os autores contemporâneos fazem uma leitura histórico-cultural do tema, dizendo que Jesus foi representado como tendo pele branca por causa do “eurocentrismo”! Agora, no próximo capítulo, vamos voltar no tempo para analisarmos melhor o tema através da História, da Hermenêutica e da Arqueologia.

Paulo Maciel

25/12/2021

Fontes:

1* [https://www.youtube.com/watch?v=xMi90QbM2xY]

2*[https://www.bbc.com/portuguese/geral-43560077]

3* [https://www.bbc.com/portuguese/geral-43560077]

4* [https://conhecimentocientifico.com/especialista-em-reconstrucao-facial-revela-como-jesus-cristo-realmente-era/]

5* [https://mfa.gov.il/MFA/AboutIsrael/History/Pages/June-1-declared-International-Farhud-Day-Jun-2015.aspx]

6* [https://orientxxi.info/magazine/seventy-years-since-the-departure-of-iraqi-jews,4187]