nav-left cat-right
cat-right

Ataque à soja transgênica

Doença ataca plantas transgênicas [1]

Praga mutante pode dizimar plantações de soja

Soja

Soja

A soja transgênica tomou conta das lavouras porque é muito resistente: ela permite o uso de um inseticida, o glifosato (Roundup), que é extremamente eficaz contra pragas.

Mas um estudo feito por 6 universidades americanas trouxe uma péssima notícia: estão surgindo ervas daninhas mutantes, que são imunes ao glifosato – e mortais para a soja transgênica.

As pragas já foram encontradas em lavouras dos EUA e do Brasil. “A questão é séria. Pode levar à perda total das plantações“, declarou o biólogo Bill Johnson, coordenador do estudo.

-x-

Este fato traz uma questão fundamental para o questionamento da produção de plantas transgênicas: a natureza levou bilhões de anos para chegar às nossas espécies estáveis e em poucos anos alguns homens orgulhosos do seu saber e ávidos por dinheiro “inventam” espécies novas, achando que podem enganar a inteligência que nos trouxe até aqui… Isso só tem uma explicação: ganância e ignorância, mascaradas de bondade e sabedoria… Lobos em pele de cordeiro que comandam as ovelhas para o holocausto!

-x-

Já famoso por eventuais gafes ou chacotas resultantes de seus discursos improvisados, em uma refinaria em Canoas (RS), o presidente Lula disparou: “Quando tiver tecnologia disponível aqui no Rio Grande do Sul, vamos aproveitar a soja. Em vez de comer soja transgênica, faz biodiesel que o carro não vai rejeitar. E a gente vai comer a soja boa“. Precisa dizer mais alguma coisa? [2]

[1] Revista Superinteressante, Edição 269, de setembro de 2009.

[2] [http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/08/325702.shtml]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *