Nutrição – Verdades x Mentiras

Nestas páginas vou adicionar uma série de informações que podem ou não estar de acordo com o ponto-de-vista oficial e mercadológico, mas que visam repensar e revisar conceitos nutricionais.

Algumas informações serão científicas, outras alternativas.

A idéia de colocar conceitos Ortomoleculares, Biomédicos, Naturistas, etc. serve para enriquecer nossa visão de mundo e da complexidade humana.

Ver em http://drpaulomaciel.com.br/as-medicinas/nutricao-verdades-x-mentiras/

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Andréa Maura em 18 de janeiro de 2010 às 11:48
    • Responder

    Dr. Paulo

    Ótima idéia, vou consultá-la sempre.

    Abcs

    • andreia em 11 de outubro de 2010 às 13:57
    • Responder

    ola boa tarde gostaria de saber quais sao as plantas medicionais que fazem aumentar os gluteos e seios naturalmente. aguardo resposta

    1. Andreia: Não atuo na área de estética, portanto não estou capacitado para orientá-la a este respeito. Mas dê uma olhada neste produto, que parece ser bem interessante: http://www.trendencias.com.br/cuidado-pessoal/cirurgia-estetica/chega-no-brasil-produto-que-promete-aumentar-os-seios-sem-cirurgia/. Abs.

    • Lucia Fogaça em 20 de dezembro de 2011 às 21:50
    • Responder

    Dr Paulo o senhor já ouviu falar do teste da saliva que consegue descobrir qual é a causa que a pessoa não consegue emagrecer?

    O que podemos fazer para ficarmos mais animados em qualquer momento da vida e do dia em tudo que o senhor imaginar.

    Eu agradeço e aguardo um retorno breve.
    Abraços Lucia Fogaça.

    1. Lucia:
      Este exame que você citou se chama “Triagem genética para predisposiçào à Obesidade” e ele procura na pessoa a presença da mutação C825T no gene da subunidade B3 da proteína G.
      Segundo os estudos genéticos, as proteínas G compõem uma família de proteínas que estão envolvidas em inúmeras vias de controle metabólico das células. O alelo 825T associa-se a um aumento da massa corporal e retenção de peso na população em geral e, principalmente, em mulheres primíparas e alguns estudos mostraram que mulheres sedentárias que apresentam defeitos no gene GNB3 que codifica a subunidade GB3 da proteína G possuem um risco 7 vezes maior do que mulheres sem o polimorfismo, de ganhar peso excessivo na primeira gravidez e retê-lo depois.
      Entretanto, devemos sempre lembrar que estes mesmos estudos mostram que quando a predisposição genética conferida pelo polimorfismo associa-se a fatores ambientais como sedentarismo e gravidez, o risco do desenvolvimento de obesidade aumenta consideravelmente e que este efeito genético pode ser minimizado com atividades físicas regulares. Sendo assim, os estudos concluíram que a prática de exercício físico moderado durante a gravidez elimina este risco aumentado.
      Mas este gene não é o único envolvido com a questão da obesidade e do metabolismo. Os cientistas britânicos descobriram, por exemplo, que um outro gene ligado ao diabetes e ao colesterol é capaz também de controlar o metabolismo da gordura no corpo. De acordo com os pesquisadores, o gene KLF14 funciona como um interruptor de outros genes do tecido adiposo, relacionados a uma série de características metabólicas, incluindo o índice de massa corporal, obesidade, colesterol, insulina e níveis de glicose.
      Quanto à receita da felicidade, Lucia, eu diria de uma forma simples: “Ame-se”. Para ser feliz, basta estar vivo. Para amar a vida, basta amar-se. E amar-se é cuidar-se; não buscar apenas o prazer, mas em primeiro lugar a saúde: física, emocional e mental. Encontre a razão da sua existência e viva por ela, com intensidade e propósito.
      Abs.

    • joao pedro meyer em 9 de abril de 2012 às 19:43
    • Responder

    Oi, talvez a gente ja se encontrou em Curitiba numa jornada de hipnose.Bom, eu gostaria que tu falasse sobre hormonios bioidenticos. O que tu indica para homens com idade mais avançada para manter nívelo de hormonios? E se usar maca com tribulus terrestris?

    1. Oi, João!

      Eu uso, sim, algumas vezes os hormônios bioidênticos.
      Mas antes faço exames de toda a cascata hormonal para ver onde está havendo deficiência: progesterona, SDHEA, testosterona.
      Dosar também o Cortisol, já que na maioria dos casos o que existe é um fator de estresse elevando o Cortisol, que bloqueia a ação da testosterona.
      Dependendo de cada caso, pode-se usar a progesterona ou a testosterona bioidêntica, ou ainda o DHEA, a pregnenolona e/ou fitoterápicos como a maca (Lepidium meyenii), tribulus terrestris, Marapuama (Ptychopetalum olacoides), Catuaba (Erythroxylum catuaba) e/ou Mucuna (Mucuna pruriens).
      Tudo depende de cada caso, que inclusive pode ser adpatado com a melhora dos sintomas.
      Abs.

    • Sabrina em 6 de maio de 2012 às 18:53
    • Responder

    Olá Dr Paulo, como vai?

    Gostaria de saber se o você atende em Campinas, minha filha tem um caso crítico de dermatite atópica e gostaria de explorar um pouco mais a questão da alimentação como fator que agrava o quadro. Caso não atenda em Campinas, poderia me indicar algum colega? Obrigada! Sabrina

    1. Sabrina:

      Infelizmente não atendo em Campinas e não conheço alguém de confiança para indicar-lhe.

      Abs.

  1. MEU FILHO ERICK LAEL TEM 3ANOS E10 MESES JÁ FEZ VÁRIOS EXAMES ONDE DESCOBRIR QUE TEM ALERGIA AS PROTEINAS DO LEITE DE VACA,REFLUXO E GASTRITE E DESCONFIO QUE TEM ALERGIA A CAMARÃO,CHOCOLATE MAS AINDA NÃO TENHO CERTEZA MAS ELE FICOU TODO MANCHADO E DEU FEBRE DEREPENTE E PELO QUE OBSERVO QUANDO ELE INGERE ALGO QUE LHE FAZ MAL ELE DEMONSTRA LOGO OS SINTOMAS.NO MOMENTO ELE COME ALGUMAS COMIDAS MAS PERCEBO QUE LHE FAZ MAL AINDA COME PAPA 2 VEZES AO DIA MAS O SEU PESO É 13 KILOS A MASSA É VITALLON E O LEITE É SUPRA SOY ME INFORME SE ESTOU AGINDO CORRETO

    1. Eline,

      Leia este artigo: http://drpaulomaciel.com.br/perigo-soja-a-vista/.

      Abs

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.