nav-left cat-right
cat-right

Soja: heroína ou vilã?

Soja: efeitos nocivos (entrevista com Sonia Hirsch)[1]

Sonia Hirsch, você agora é contra a soja?

Nunca fui a favor, a não ser nas formas fermentadas: misso, shoyu, tempê, natô. Já no meu primeiro livro, Prato feito, que é de 1983, aviso que a soja não deve ser consumida como feijão.

Mas seus livros dão muitas receitas de tofu.

Tofu é bom de vez em quando, porque parte da acidez da soja sai no soro. O tofu é feito de leite de soja talhado. Funciona muito bem para substituir o queijo quando a gente está querendo parar de comer laticínios, mas não dá para abusar. O mundinho natural e macrô adora, mas eu mesma como pouco, porque minha pele não gosta.

E a carne de soja? Você dá uma receita de picadinho de carne de soja no Prato feito.

Essa receita foi uma exceção, é a única que você encontra em todo o meu trabalho. Está lá como uma homenagem ao Bira, cozinheiro macrô que morou muito tempo no Rio e ficou famoso pelo picadinho. Eu mesma já não gostava de carne de soja na época, início dos anos 80; achava aquele negócio muito esquisito. Mas o Bira fez o picadinho num evento do Circo Voador na Quinta da Boa Vista, a galera gostou e eu pensei: vou botar a receita, afinal ele merece… Depois fiz a autocrítica no próprio livro, a partir da décima edição. Demorou…

Mas afinal, por que você está revoltada com a soja?

Estou revoltada com o uso que estão fazendo dela. Porque o consumo liberal de soja é muito prejudicial à saúde, tanto em forma de comida e bebida quanto em fórmulas farmacêuticas para suplementação hormonal.

Prejudicial, como assim? A soja não é o tesouro da Ásia?

O cultivo da soja na Ásia é muito antigo, tanto que ela é um dos cinco grãos sagrados dos chineses, junto com arroz, trigo, cevada e painço; mas não para fins alimentares. Seu dom é agrícola. Por ser muito rica em proteínas, a soja, que é uma leguminosa como todos os feijões, é também muito rica em nitrogênio, elemento essencial para a fertilidade do solo. Plantar a soja entre as outras culturas e cortá-la quando as favas de feijão se formam, deixando-a apodrecer no solo, traz o maior benefício para a lavoura. Sem ela a terra se esgotaria. Como alimento, porém, ela tem inúmeros inconvenientes. Como todos os feijões, mas muito mais acentuados.

Os feijões são inconvenientes?

Hipócrates já dizia que os feijões são tão ricos em nutrientes que poderíamos viver só deles – se não fossem tão tóxicos. Por isso, recomendava comer os feijões em pequena quantidade e sempre acompanhados por algum cereal, para equilibrá-los. A uma pessoa doente, Hipócrates proibia os feijões. O dr. Barcellos, médico, em sua dieta contra o câncer e todas as alergias, proíbe os feijões todos. Inclusive o amendoim e os feijões verdes, como a vagem, a ervilha fresca, o petit-pois. Aponta como problema a qualidade extremamente ácida e tóxica das proteínas dos feijões. E realmente, se você pára de comer feijão as indisposições melhoram. Feijão é coisa para gente saudável!

Mas e a soja?

Então, a soja é o mais protéico de todos os feijões, por isso o mais tóxico. Hoje existem muitos estudos esclarecendo vários pontos.

Um: a soja contém altos níveis de ácido fítico, ou fitatos, que reduzem a assimilação de cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco em adultos e crianças, prejudicando a saúde e o crescimento. E os métodos convencionais, como deixar de molho, germinar os grãos ou cozinhar longamente em fogo baixo, não neutralizam o ácido fítico da soja; somente a fermentação tem esse poder.

Dois: a soja contém inibidores de tripsina que interferem na digestão das proteínas e podem causar distúrbios pancreáticos e retardo no crescimento.

Três: desde 1953 é conhecido o impacto negativo das isoflavonas sobre a saúde humana. A esse respeito, você encontra uma lista de 150 estudos científicos que não podem ser ignorados em www.westonaprice.org/soy/dangersisoflavones.html#studies .

Mas as isoflavonas não são fitoestrógenos, bons para reposição hormonal?

Os fitoestrógenos da soja atrapalham as funções endócrinas, têm o potencial de causar infertilidade e de promover câncer de seio em mulheres adultas. São poderosos agentes inibidores da tiróide, causando hipotiroidismo e podendo provocar câncer de tiróide.

Nesse caso, as mulheres japonesas, que consomem tanta soja, não deveriam estar mal de saúde?

Pra começar, elas não consomem tanta soja; vivem muito mais de arroz, algas marinhas, vegetais, peixes e frutos do mar. Da soja usam basicamente misso, que é a massa fermentada e salgada de soja; shoyu ou tamari, que são molhos fermentados de soja; e nattô, que é o próprio feijão de soja fermentado, com gosto e sabor fortíssimos. Aqui, ao contrário, as pessoas estão usando qualquer coisa de soja achando que é bom – leite de soja, tofu, proteína de soja, extratos de soja. Uma japonesa obtém da soja uma média de 10 mg de isoflavonas por dia. As brasileiras estão ingerindo por dia 150 mg de isoflavonas (genisteína, genistina, daidzaína) em cápsulas, ou seja, dez vezes mais do que a média das japoneses consome.

Mas elas têm menos câncer de seios e ovários.

Sim, mas é porque a alimentação delas, como um todo, é menos rica em estrogênio e seus análogos do que a dieta ocidental, abundante demais em leite, laticínios, carne vermelha, frango e ovos, todos conectadíssimos ao surgimento de doenças crônicas e degenerativas.

E os milhões de crianças que se alimentam de leite de soja, correm algum risco?

Vários. Um deles é o desenvolvimento de distúrbios na tiróide. Não sei se você notou que há uma epidemia de problemas na tiróide hoje em dia. De onde vem isso? Do stress, mas também da alimentação. Um estudo mostra que bastam 30 g de tofu por dia, durante um mês, para causar problemas na tiróide.

Um ponto positivo parece ser a presença de uma forma de vitamina B12 na soja…

A vitamina B12 só existe nos organismos animais. A gente produz B12 dentro do corpo. Nos vegetais você a encontra em uma ou outra microalga, ou então em forma análoga. Acontece que os análogos da vitamina B12 que a soja contém não são absorvidos e ainda aumentam a necessidade de B12 no organismo. Pior: comidas à base de soja aumentam também a necessidade de vitamina D.

E a proteína da soja, serve para alguma coisa?

Não entendo por que alguém vai querer uma proteína tão desnaturada, já que é processada em alta temperatura até virar proteína isolada de soja, proteína vegetal texturizada. O processamento da proteína de soja resulta na formação da tóxica lisinoalanina e das altamente carcinogênicas nitrosaminas. Fora um conteúdo extra de alumínio em grande quantidade – e o alumínio é tóxico para o sistema nervoso, para os rins, para a medula óssea…

Você tem mais algum horror pra contar sobre a soja?

Só mais um: o ácido glutâmico livre, MSG, GMS, glutamato monossódico ou simplesmente glutamato de sódio, é uma poderosa neurotoxina formada naturalmente durante o processamento da soja. Estimula a tal ponto nossos receptores de sabor no cérebro que pode matar neurônios. São documentados os casos de morte súbita por excitotoxinas, outro apelido dessas neurotoxinas, entre as quais se inclui o aspartame. Ainda assim, esse derivado da soja está espalhado por inúmeros produtos industrializados (bem como o aspartame). E nos próprios alimentos à base de soja, mais glutamato é adicionado para realçar o sabor sem que seja preciso avisar no rótulo, já que se trata de um derivado “natural” da soja, então a lei dispensa.

Como se pode evitar o consumo de glutamato?

Lendo os rótulos, evitando produtos industrializados, preferindo comer o que está ainda na sua forma natural. E, num restaurante japonês, pedindo missoshiro sem ajinomoto, que é o próprio glutamato. Eles tentam recusar, porque a sopa de misso já está pronta, mas você repete com firmeza e eles preparam outra na hora. Não existe nada mais fácil, saudável e nutritivo do que uma missoshiro: o lado maravilhoso da soja.

NUTRIÇÃO (FONTES DE NUTRIENTES):

CÁLCIO: Agrião, beterraba, brócolis, limão, laranja, cenoura, acelga, salsinha, amêndoas, nozes, levedo de cerveja, algas marinhas, sardinha e salmão.

COBRE: Cenoura, alface, acelga, ostra, beterraba e maçã.

FERRO: Carnes vermelhas, mexilhões e amêndoas.

MAGNÉSIO: Brócolis, cenoura, maçãs, uva, laranja, cenoura, repolho, beterraba, banana, amêndoas, nozes, figo, vegetais verdes escuros e dente-de-leão.

ZINCO: Camarão, ostras, sardinha, semente de abóbora e salsinha.

[1] http://correcotia.com/soja/soja-entrevista.htm

32 Responses to “Soja: heroína ou vilã?”

  1. Rosani Zabot disse:

    Nao sei mais o que faco com minhas meninas da idade maravilhosa Paulinho!!
    O que utilizar no climaterio???

  2. WAGNER GUERRA disse:

    PUXA!! EU SEMPRE DISSE A MINHA MULHER E EU TAMBÉM SEMPRE CONSUMÍ PROTEINA DE SOJA E SOJA IN NATURA ACHANO QU ERA BOM… TAMBÉM O LEITE… ACHO QUE É POR ISSO QUE NÃO CONSEGUIMOS QUE ELA ENGRAVIDE. VOU COTAR A SOJA DE NOSSA DIETA

  3. andressa disse:

    eu gosto de tomar bastante ADES o suco com soja’ e gostaria de saber se eu tomar elle todos os dias não vou poder ter filhos?
    bom entao se eu parar de tomar o suco que contenha soja eu posso ter a oportunidade de engravidar?

    • drpaulomaciel disse:

      Andressa:
      Se você toma “bastante” ADES, pode estar tendo um efeito semelhante às pílulas anticoncepcionais, pela presença os fitoestrogênios do leite de soja. Igualmente às pílulas, quando parar o consumo, pode engravidar sem problemas, desde que não tenha outros fatores pessoais que possam levar à infertilidade, ok? Apenas desaconselho o uso contínuo do soja pelo seu efeito nocivo na tireóide e outros malefícios, já relatados nos textos. Abs.

  4. Murilo disse:

    Faz uns 7 meses que comecei a me sentir um pouco debilitado, como se eu estivesse com corpo fragil na parte muscular e ossos , comecei a notar tambem o aumento do peito. Sempre joguei futebol e pratiquei academia e faz 1 mes correndo sozinho rompeu o musculo da panturrilha. Comecei a pensar sobre essa serie de coisas que estavam ocorrendo e me lembrei de pesquisar sobre o uso do leite de soja na qual consumo à quase 2 anos 2x ao dia e coincidentemente cheguei ao seu site, e tudo que li faz sentido. Tudo isso mesmo pode estar associado ao uso da soja ?

    • drpaulomaciel disse:

      Murilo:

      Sintomas referentes à debilidade dos músculos e ossos podem estar relacionados com a baixa dos hormônios Testosterona e do Crescimento (hGH), que são hormônios “construtores” do organismo. O uso do soja pode estar contribuindo com isto, na medida em que compete com a testosterona, inbindo sua produção por biofeedback retroativo. Mas devem ser pensados aqui também outros fatores como a idade, já que o hGH cai muito depois dos 40 anos, ok? Os outros sintomas relatados não têm relação com o uso do soja.

  5. synthia disse:

    sempre usei derivados de soja……o leite, a carne(pvt), entre outros….
    depois q li este artigo fiquei essustada……
    quero saber em quantos dias eu posso comer a soja….?

  6. Geisa disse:

    Doutor,
    tive acesso ao seu site através da indicação de uma amiga que esteve em seu consultório, justamente pq o filho dela tem APLV… assim como o meu… há pelo menos 2 anos troquei o leite de vaca pelo leite de soja (ADES)… gostaria de saber se o fato do meu filho consumir diariamente em torno de 400ml, pode futuramente lhe causar algum tipo de problema?
    Obrigada.

    • drpaulomaciel disse:

      Geisa:
      Eu não recomendo o leite de soja para ninguém, pelos motivos descritos nas páginas deste site.
      É importante também lembrar que cerca de 50% das pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca também tem alergia às proteínas de outros alimentos, incluindo ovos, soja, amendoim, achocolatados, laranja, peixes e trigo. Eu tenho alguns pacientes que apresentam alergia ao leite de vaca e ao de cabra, mais isto é mais raro. Tudo depende dos sítios das proteínas envolvidas. Minha recomendação é usar o leite de cabra em vez do de soja, ok?
      Abs.

  7. viper disse:

    Achei bastante interessante o que é dito aqui… Gostaria que você comentasse um pouco sobre a levedura (ou levedo) de cerveja… todas as referências em português que encontro sobre a levedura de cerveja falam que é um alimento maravilhoso indicado para muitas coisas e não vi nenhuma contraindicação… em apenas uma referência eu vi que era presente em bastante quantidade na levedura a presença de excitotoxinas (o ácido glutâmico livre, MSG, GMS) e pesquisando sobre isso caí neste site… Isso me deixou preocupado pois uso isso como suplemento alimentar.
    Obrigado.

  8. Joyce disse:

    Doutor,

    Tenho uma bebezinha de 6 meses,e tentei dar vários leites a base da proteina do leite de vaca e ela vomitava até a bile; então tentei o leite de cabra e também foi a mesma coisa. Tudo isso por causa da minha volta ao trabalho e tbm por não ganhar tanto peso amamentando com o leite materno. Então ela toma Isomil( leite de soja, me falaram que é um dos melhores). E depois que desmamei fiquei sabendo que o meu próprio leite poderia estar fazendo mal a ela. Eu gostaria de saber se posso colocar o Pediasure no leite, mas li na bula que ele tem soro de leite. Preciso que ela ganhe mais peso.Você acha que depois que ela completar um ano posso dar leite de vaca? Naquela lista sua de alimentos, há alguns alimentos que possuem leite, como exemplo o mucilon, lá diz que ele possue traços de leite em sua fórmula; mesmo assim posso dar, devido a quantidade ser menor?
    Desde já agradeço

    • Joyce:
      No caso de sua filha ser alérgica ao leite, não importa a quantidade, mas a presença da proteína.
      O melhor é evitar completamente, mesmo em pequenas quantidades.
      Quanto à cura da alergia, os estudos mostram que são necessários de 5 a 10 anos sem o leite para haver inativação da resposta alergica.
      Abs.

  9. Manuel Nunes Marques disse:

    Afinal Dr. Maciel, os sucos à base de soja trazem malefícios à ´saúde?

    • Manuel:
      Baseado em tudo o que eu estudei até agora, eu não recomendo os sucos à base de soja para nenhum ser humano ou animal.
      Abs

      • lucia moreira disse:

        olha nem sei o k dizer depois de ler tudo isto,parei de tomar leite normal,sou vegetariana,assim k parei eu tinha uma alergia k nunca se curava,agora sumiu,kr dizer k eu sou alergica a leite,passei a tomar leite de soja k achei horrivel,mas acostumei,ñ tomo muito mas tomo,no mas o k ñ esta em questão aqui e ser ou ñ vegetariana,depois k passei a ser, tudo melhorou em mim,e comecei a 31 anos atras, hoje ñ tomo nem leite e nem queijo,desde k o elefante come so verde e ´´e daquele tamanho,e da´´leite para seus filhotes,passei a ñ me preocupar muito com as coisas

        • Lúcia:

          Realmente, os únicos animais que tomam leite de vaca são os bezerros e os seres humanos (que às vezes dão também para os seus animais de estimação).
          Nenhum outro animal no mundo toma leite de vaca ou de qualquer outro animal quando se tornam adultos.
          O uso do leite de vaca é mais um mito ocidental, já que 90% dos asiáticos têm intolerância à lactose e desconhecem o seu uso, sem terem problemas por isto.
          Mas, note outra observação da natureza: nenhum animal mamífero (herbívoro ou carnívoro) come grãos! Todos os animais herbívoros comem apenas folhas: de grama, de capim, de árvores e de arbustos. Eu também digo isto para alguns pacientes: se a vaca faz o leite a partir da grama, porque precisamos tomar o leite dela?
          Em relação aos grãos (sementes), eles existem para reprodução dos vegetais e não para servirem de alimentos. Eles são como os nossos gametas (óvulos e espermatozóides). O ser humano só come grãos porque inventou a agricultura e os grãos são responsáveis pela “Sindrome Plurimetabólica”: resistência insulínica, obesidade e diabetes, já que são ricos em amidos: arroz, feijões, milho, etc. Uma pessoa me perguntou certa vez: “mas o cavalo não come milho”? E eu disse que sim, que nós damos milho para o cavalo, assim como ração de soja para os cachorros e Whiskas para os gatos. Mas se a quantidade de milho for excessiva, o cavalo morre por distensão e explosão intestinal e sabe-se que 50% dos cães morrerão de câncer por causa da ração.
          Conheço e trato de muitos vegetarianos obesos e diabéticos, inclusive um guru que eu seguia faleceu de complicações do diabetes. Fui vegetariano por 15 anos e desenvolvi intolerância ao glúten, assim como meus irmãos e muitos amigos. A Doença Celíaca, que atinge 1 pessoa a cada 100 habitantes é uma doença genética programada para atacar o glúten cada vez que entra em contato com o tubo digestivo, causando desnutrição e até a morte da pessoa.
          Se todos os animais vegetarianos comessem sementes em vez das folhas, o reino vegetal já teria desaparecido do planeta, e nós com ele. Os únicos animais que comem sementes na natureza são os insetos e alguns roedores, mas foi justamente o plantio tipo monocultura dos grãos que causou as pragas dos insetos e a necessidade da invenção dos agrotóxicos e transgênicos.
          A agricultura foi a maior invenção humana, mas a mais trágica para a nossa saúde e a do nosso planeta. A segunda maior invenção humana foi a segunda maior tragédia de todas: a Revolução Industrial, que gerou o Capitalismo, o Socialismo, a poluição ambiental, o sedentarismo e o aquecimento global… é mole?

  10. Sila Monteiro disse:

    Por conta dos sintomas da menopausa venho tomando 2 comprimidos de Isoflavona 50mg por dia, desde então os fogachos diminuíram, porém ainda ocorrem.O uso desse fitoterápico foi por ordem médica. Ao ler seus relatos sobre a soja fiquei muito assustada. Quais os sintomas apresentados pela hipotiroidismo? Devo para imediatamente o uso da Isoflavona ou diminuir a dose aos poucos?

    grata

    • Sila:

      Sintomas do hipotireoidismo:
      Depressão
      Esquecimento
      Pele e cabelos secos
      Rosto e olhos inchados
      Intolerância ao frio
      Ganho de peso
      Constipação
      Menstruação pesada
      Falta de concentração
      Cansaço
      Transpiração reduzida
      Dor nas articulações

      Eu costumo dizer que os meus colegas médicos não são mal-intencionados, mas mal-informados.
      Mesmo os que buscam alternativas, muitas vezes pecam por falta de informações.
      Existem outras alternativas mais saudáveis que as isoflavonas. A parada do seu uso não causa nenhum efeito rebote ou de abstinência, mas não precisa se preocupar demasiadamente com isto. Se você tem dúvidas sobre o hipotireoidismo, faça exames medindo o TSH e os T3 e T4 livres, ok?

      Abs.

  11. Mônica disse:

    Dr. Paulo,
    Depois de ler sobre a soja em seu site estou apavorada. Minha filha de 3 anos e meio é alérgica ao leite de vaca (IgE 0,39) – Beta-lactoglobulina (IgE 0,44) e tem consumido soja original há 6 meses no lugar do leite de vaca. Em 5 meses ela cresceu apenas 1 cm e o pediatra acha que é normal. O que devo fazer?
    Obrigada.

  12. Cicera disse:

    Tomo ades ou melhor tomava já que tenho ipotirodismo estou com uma barriga imensa,não como muito mas estou com 77kilos .meu marido tem pré diabete e depois que começou a tomar ades ele ´so vive dormindo.Será que é o ades que está deixando ele com tanto sono?Me ajude estou com um barrigão,meu cabelo caí muito minhas unhas todas quebram com facilidade minha pele está toda manchada com melasmas,nenhum dermatologista dá jeito já trato á 5 anos e não consigo me livrar dessas manchas horriveis no meu rosto me ajude me de uma orientação por favor desde já muito obrigada.

  13. Maria Rosária disse:

    Tenho 54 anos e aos 52 passei por uma histerectomia. Desde então tenho tomado o remédio Soyfemme. No ano passado observei o surgimento de melasmas no meu rosto. Não são manchas muito escuras, mas estão lá e acredito que aumentando aos poucos. E eu aqui sem entender a causa dessas melasmas. Até que li em algum lugar que a soja poderia provocar melasma…Pesquisando aqui e ali, acabei encontrando seu artigo. Seria o Soyfemme um possível responsável por essas manchas, já que apresenta isoflavonas de soja em sua composição? Devo conversar com meu ginecologista a respeito? Obrigada!

  14. Willians Francisco disse:

    Ola Doutor.

    Faco academia tres vezes por semana e somente nestes dias tomo proteína isolada de soja (uma colher de sopa para 300ml de agua). Eu uso cabelo black power e gostaria de saber se tanto extrato de soja como proteína isolada de soja contribuem para queda de cabelo. Obrigado!

  15. Isabel disse:

    Dr. Maciel
    Sou intolerante a lactose e consumo iogurte de soja da Batavo.
    Afinal, o iogurte também causa problemas como o leite?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *